A GM acaba de atualizar os motores da linha Cobalt. Embora os ajustes tenham sido pequenos, proporcionaram aumento de até 4 cv de potência (no caso do 1.4), que agora gera até 106 cv.
Para o 1.8 o ganho foi menor: de 108 cv para até 111 cv, segundo fontes do mercado. A empresa não confirmou, tampouco negou, as mudanças no sedã.
Recentemente, a GM reposicionou a gama. A versão LT com motor 1.4 ficou direcionada à frotistas e vendas diretas, como taxistas.
A empresa havia reestlizado o modelo no fim do ano passado para deixá-lo com aspecto mais sofisticado. As principais mudanças foram feitas no visual, até então bastante criticado. Frente e traseira ganharam linhas novas e mais agradáveis aos olhos. À época, a marca também reorganizou as versões, eliminando as configurações básicas e aumentando os preços da tabela em cerca de R$ 5 mil.
Não houve qualquer mudança no conjunto mecânico. O motor 1.8, então de até 108 cv, pode ser acoplado, além do câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
Na cabine, a novidade é a segunda geração do sistema MyLink, que tem suporte às plataformas Android Auto e CarPlay, que espelha o conteúdo de alguns aplicativos de celular na tela do carro. Além disso, a versão de topo traz o sistema OnStar, que pode chamar serviços de emergência em caso de acidentes e tem até concierge para reserva de restaurantes e cinemas, entre outros serviços.
O acabamento e o visual interno foram mantidos. A versão de topo tem opção de revestimento de couro marrom, mas há predominância de plásticos rígidos, mesmo com as novas partes em preto brilhante.
Um dos pontos altos do modelo é o amplo espaço interno, graças ao entre-eixos de 2,62 metros, que abre bom vão para acomodar as pernas de quem viaja no banco traseiro.