A Chevrolet já iniciou a produção da segunda geração do sedã médio Cruze na Argentina. O modelo que era produzido em São Caetano do Sul (SP) na primeira geração, ainda à venda aqui e no país vizinho, será completamente novo.
Além de estrutura toda nova, o três volumes aposenta o conhecido 1.8 Ecotec de até 150 cv para adotar o 1.4 turbo, com cerca de 160 cv e tecnologia Start-Stop. Os câmbios serão os mesmos do atual – manual ou automático de seis marchas. No Brasil, esse conjunto terá tecnologia flexível.
Inicialmente, está ocorrendo apenas a produção do sedã, ficando o hatch mais para o final do ano. O Cruze está programado para desembarcar no Brasil no segundo semestre, sendo inclusive uma das novidades da GM no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Quando chegar às ruas, o novo Cruze vai enfrentar a concorrência dos reestilizados Toyota Corolla e Nissan Sentra, da nova geração do Honda Civic com motor 1.5 turbo e o também recém-repaginado e com nova mecânica 1.4 turbo, Volkswagen Jetta. Além, é claro, dos outros modelos do segmento à venda no País, como o Ford Focus, o Peugeot 408, o Citroën C4 Lounge e Mitsubishi Lancer.