A Chevrolet prepara mudanças para o Cruze nos Estados Unidos. O concorrente de Honda Civic e Toyota Corolla vai ganhar câmbio CVT e um novo motor turbo.
Segundo documentos enviados pela companhia para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão responsável pela segurança no trânsito nos EUA, a linha 2019 chega já ano que vem às lojas e virá com essa alterações. O atual automático convencional, com conversor de torque, vai equipar apenas algumas versões.
Sob o capô, o atual 1.4 turbo que no Brasil rende até 153 cv com etanol será substituído por um novo 1.5 turbo, o mesmo que equipa versões do Equinox e do Malibu, com 160 cv e 25,4 mkgf com gasolina.
Haverá ainda um 1.4 turbo, mas esse para funcionar apenas com gás natural. O 1.6 turbodiesel continua em linha, associado a um câmbio automático de nove marchas.
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VW PARATI 1.0 TURBO
Precursora do que hoje é realidade entre motores 1.0, a Volkswagen lançou em 2001 os Gol e Parati com motor 1.0 turbo. Motivados pelo menor IPI para motores de 1,0 litro, o motor rendia bons 112 cv, a mesma potência que o 2.0 da época. No entanto, o propulsor pedia mais atenção na manutenção mesmo quando ainda novo. Hoje, os modelos são rejeitados pelo mercado de usados, tornando difícil a revenda.
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PEUGEOT 3008
Apesar de ser muito prático e versátil, o 3008 ainda sofre com a fama de manutenção difícil dos Peugeot (nem sempre justificada) e com as dúvidas sobre a durabilidade do bom motor 1.6 turbo.
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CHEVROLET MERIVA EASYTRONIC
Numa época onde carro compacto com câmbio automático ainda era raridade, a Chevrolet apostou nas transmissões automatizadas e não se deu muito bem. O sistema ganhou fama de problemático e caro para consertar. E tampouco funciona como um automático convencional. Acaba encalhando nas mãos de quem tem um e quer vender.
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FIAT MAREA
Basta uma olhada nos classificados para ver anúncios de Marea por meses a fio no ar. A manutenção complexa e os relatos de baixa durabilidade, mesmo quando o carro ainda era novo, ou em unidades bem cuidadas, afasta compradores. Não é a toa que os Marea costumam ter preços ainda mais baixos que o antecessor Tempra, mais robusto.
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FORD MONDEO
O Mondeo até fez algum sucesso no Brasil quando a primeira geração chegou por aqui. Mas a segunda veio em lotes pequenos e com preço mais alto, culpa do dólar caro no início dos anos 2000. Além de raro, o modelo costuma ter problemas eletrônicos difíceis de resolver e peças de reposição caras.
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CITROËN DS5
O DS5 é outro caso de carro com ótimas qualidades, mas que sofre com a fama da marca. No entanto, o DS5 ainda tem mais problemas para encontrar novos amantes das suas formas de espaçonave, além de encarar a má fama de confiabilidade da Citroën. Mesmo sob desvalorização cavalar, ele acaba encalhando em revendas e garagens.
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FORD COM CÂMBIO POWERSHIFT
O câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift da Ford fez outras vítimas além dos donos de modelos equipados com ele. Os relatos de problemas infindáveis com o sistema derrubaram a popularidade dos Fiesta, Focus e EcoSport no mercado de usados. Tem revenda que sequer aceita esses carros e eles se tornam belos abacaxis nas mãos de quem os tem.