O Chevrolet Equinox 2018 foi aprovado com cinco estrelas nos testes da NHTSA, agência americana que regula o setor automotivo e a segurança viária. O SUV recebeu notas altas em todas as avaliações, com simulações de impacto frontal e lateral.
Além de testes de colisão em postes, a agência também simulou o impacto entre dois carros a 56 km/h. Nas situações de colisão frontal, o Equinox recebeu as cinco estrelas em 100% da área de contato, tanto no lado do motorista, quanto no do passageiro. Para a avaliação, a NHTSA considera a medição de força do impacto sobre cabeça, pescoço, pélvis, pernas e pés.
Em simulações de colisão lateral com outro automóvel ou com um poste, o modelo ficou com quatro e cinco estrelas, respectivamente. Nesse caso, as notas individuais para o motorista e o passageiro foram de cinco e três estrelas cada. Já no teste de resistência de rolagem lateral, o SUV ganhou quatro estrelas, tendo 16,5% de deformação em capotamento.
Itens de segurança
Nas avaliações, a NHTSA também considera os itens que contribuem para a segurança dos veículos. O Equinox, que já conta com duas versões à venda no Brasil (a LT e a Premier), possui um pacote de segurança que inclui seis air bags, controles de tração e estabilidade e alertas de colisão, de mudança de faixa e de ponto cego.
O carro tem também sensor de tráfego traseiro e lateral com indicação do movimento de outros veículos, câmera de ré, freios a disco nas quatro rodas e controle de estabilidade de reboque. Outros recursos de alerta são para casos de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, de pressão dos pneus e de não utilização de cintos de segurança. O carro possui ainda faróis de xênon adaptativos ou LED, farol alto automático, LEDs diurnos, luz de conversão estática, Isofix e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.
No Brasil, o SUV é vendido apenas com motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 kgfm. Nos EUA, são ofertados também um 1.5 turbo com 173 cv e um diesel 1.6 CDTI com 140 cv.
VEJA TAMBÉM: CINCO RAZÕES PARA COMPRAR E CINCO PARA NÃO COMPRAR O EQUINOX 2018
Comprar - Design
Com grade frontal imponente e traseira bonita, Equinox chama bastante a atenção nas ruas. Visão geral do interior também é bonita, embora cabine tenha alguns pecados - que vocês poderão ver adiante.
Não comprar - Consumo rodoviário
Com um moderno motor 2.0 turbo, apenas a gasolina, e dotado de injeção direta, Equinox decepciona um pouco no consumo rodoviário. São 10,1 km/l, de acordo com aferições feitas pelo Inmetro. Já na cidade, média de 8,4 km/l é boa, principalmente quando comparada à dos rivais.
Comprar - Ergonomia
Todos os instrumentos estão bem à mão, volante multifuncional é bem completo e banco traz ajustes elétricos, o que facilita a missão de encontrar a posição ideal de guiar. Há porta-objetos por todos os lados. O que não falta é local para guardar os pertences.
Não comprar - Porta-malas
Para um carro de 4,65 metros de comprimento, o volume do porta-malas deixa a desejar. São 468 litros. Alguns rivais têm compartimentos de 600 litros. A capacidade do Equinox, na verdade, é equivalente a de alguns modelos compactos - o modelo da Chevrolet é classificado como médio. Dá para acomodar bastante coisa, mas fica a impressão de que falta algo.
Comprar - Desempenho
O 2.0 turbo entrega nada menos que 262 cv, potência superior à de todos os rivais. Além disso, o torque é de 37 mkgf. O Equinox tem boas respostas em qualquer faixa de rotação. Além disso, a tração 4x4 ajuda a manter sua boa estabilidade. A carroceria rola pouco em curvas e alta velocidade.
Não comprar - Limitação de versão
A única versão disponível é a Premier, com ótima lista de equipamentos (inclusive sistema de som "premium" da marca Bose) e preço de R$ 149.900. O custo-benefício é bom. No entanto, o Equinox não atende quem quer um SUV médio mais em conta. A maioria dos concorrentes tem opções mais baratas.
Comprar - Espaço interno
O Equinox tem excelentes 2,72 metros de entre-eixos e uma característica rara de se ver nos carros atuais: assoalho plano. Com isso, mesmo que a saída de ar-condicionado atrapalhe um pouco o passageiro do meio do banco de trás, ele ainda assim fica bem acomodado.
Não comprar - Plásticos duros
Embora a cabine seja bonita, com couro, cromados e algumas áreas emborrachadas, há abuso no uso de plásticos duros. Eles ocupam a maior parte das portas e a parte de cima do painel. Isso tira um pouco o brilho do interior.
Comprar - Usabilidade
Tudo na cabine do Equinox é muito fácil de usar. A central multimídia é intuitiva e faz rapidamente o pareamento com smartphone. Trata-se de uma das centrais mais eficientes do mercado - e tem espelhamento. Além disso, há carregador de telefones por indução, que fica muito bem localizado (sob o painel central) e não exige que se tire o aparelho da capa de proteção para funcionar.
Não comprar - Painel de instrumentos
Embora tenha TFT, para tentar ficar um pouco mais impressionante, o painel de instrumentos do Equinox, na verdade, não consegue impressionar. Os mostradores principais têm desenho e grafia simples demais, remetendo a alguns modelos mais baratos da Chevrolet.