A GM não confirma oficialmente, mas vai lançar o Equinox no Brasil neste ano, conforme antecipado pelo Jornal do Carro (veja abaixo). O utilitário-esportivo deverá ser feito na Argentina, substituirá o Captiva e ficará posicionado entre o Tracker, cuja segunda geração (a primeira é fruto de uma parceria com a japonesa Suzuki) acaba de ser atualizada, e o Trailblazer, renovado no ano passado.
Há cerca de um mês, o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, disse que a Chevrolet terá entre quatro e cinco novidades no mercado brasileiro em 2017, inclusive um modelo inédito. Recém-lançada no EUA, a terceira geração do Equinox traz a nova identidade visual da marca, já presente em carros como o Cruze, com a qual o utilitário compartilha a plataforma.
A expectativa é que o Equinox seja oferecido com os mesmos motores disponíveis nos EUA. No mercado norte-americano, o modelo tem três opções de quatro cilindros: 1.5 turbo de 172 cv e 28 mkgf e 2.0 turbo de 255 cv e 32,6 mkgf, ambos a gasolina, que podem receber tecnologia flexível se vierem mesmo ao Brasil. Há ainda o 1.6 turbodiesel de 138 cv e 36 mkgf utilizado na Europa em carros como o Astra, da Opel, divisão alemã da GM.
Nova também será a caixa de câmbio – automática de nove marchas. As versões de topo deverão oferecer tração nas quatro rodas como item opcional.
Na terceira geração, o Equinox passou a ser um produto global. O fato de ser construído sobre a plataforma Delta2, a mesma do Cruze feito na fábrica da GM em Rosário desde o ano passado, deve viabilizar sua produção na Argentina, de onde será enviado ao Brasil.
Aliás, graças à adoção da plataforma Delta2, o Equinox, que pesa em torno de 1.500 kg, ficou cerca de 180 kg mais leve que o antecessor. Segundo informações da GM, isso também resultou em melhorias no comportamento dinâmico da terceira geração do utilitário.
Na dianteira, o Equinox passa a ter faróis com luzes de LEDs de uso diurno e rodas de 17, 18 e 19 polegadas, dependendo da versão. Na cabine, o utilitário-esportivo traz itens que remetem ao Cruze, como volante e alguns detalhes do acabamento e do painel de instrumentos.
Bem equipado de série, o Equinox traz novo sistema multimídia MyLink, com tela de sete ou oito polegadas. O dispositivo é compatível com as plataformas Andoid Auto e Apple Carplay e há ainda o serviço de conciege OnStar, já oferecido em alguns carros da Chevrolet vendidos no Brasil.
O utilitário-esportivo também incorpora sistema de prevenção de colisão dianteira, que mantém a distância em relação ao veículo à frente. Há ainda alerta de mudança involuntária de faixa de rolamento e de ponto cego e câmera com visão de 360 graus, como a oferecida no Nissan Kicks.
Ainda não há informações sobre preços, mas o Equinox deverá custar mais que o Captiva. O utilitário feito no México tem tabela a partir de R$ 108.190.
Viagem feita a convite da GM
GALERIA: OS SUVS QUE SERÃO LANÇADOS NO BRASIL EM 2017
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AUDI Q5
A segunda geração do Q5 será produzida no México e deve chegar ao Brasil na segunda metade do ano que vem. A plataforma é a mesma do sedã A4, a modular MLB, para modelos com motor em posição longitudinal. Com ela, o novo Q5 ficou 90 quilos mais leve que o antecessor, mesmo sendo maior que a geração passada. Na cabine, além do virtual cockpit, painel digital configurável que vem sendo incorporado aos modelos da marca, há opcionais como som Bang & Olufsen e sistema de entretenimento para os bancos traseiros. Serão cinco as opções de motor: um a gasolina (2.0 de 252 cv) e quatro a diesel (2.0 com 150 cv, 163 cv ou 190 cv e 3.0 V6 de 286 cv).
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CHERY TIGGO 2
Recém-lançado no mercado chinês, será feito na planta de Jacareí (SP) e terá a missão de disputar um lugar ao sol entre os utilitários compactos, substituindo o Tiggo antigo, já descontinuado. Com motor 1.5, o Tiggo 2 será lançado em maio, num primeiro momento apenas com câmbio manual. Uma opção com transmissão automática do tipo CVT está sendo preparada para chegar ao mercado meses depois. De série, haverá air bags laterais e controle de estabilidade, entre outros itens. Na cabine, nota-se uma sensível evolução em termos de acabamento em comparação com os modelos atuais da marca, com clara influência da Hyundai.
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CHEVROLET EQUINOX
Recém-lançada no mercado norte-americano, a terceira geração do utilitário compartilha plataforma com o renovado sedã Cruze, assim como a identidade visual, presente também em outros modelos da marca, como o elétrico Volt. Em vários mercados, o modelo virá para substituir o Captiva, ocupando uma posição intermediária entre o Trax/Tracker e o Trailblazer. Nos EUA, há motores 1.5 turbo de 172 cv e 2.0 turbo de 255 cv, ambos a gasolina, além de uma opção a diesel de 1,6 litro e 138 cv.
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HONDA CR-V
Feita sobre a base do Civic, a quinta geração do CR-V ficou maior e traz atualizações no visual semelhantes às que foram aplicadas no sedã. Há faróis de LEDs e grade cromada com função ativa, que abre e fecha de acordo com a necessidade de arrefecimento do motor ou de melhor aerodinâmica. A traseira ganhou lanternas mais horizontais e uma barra cromada atravessando a tampa do porta-malas. O quadro de instrumentos digital é o mesmo do novo Civic. Sob o capô, a novidade é o motor 1.5 turbo, afinado para render 192 cv, que vem nas versões mais caras do CR-V. A outra opção é um 2.4 de 186 cv. Os dois propulsores são acoplados a um câmbio CVT. A tração pode ser dianteira ou integral.
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KIA KX3
Com reestilização apresentada em setembro deste ano na China, o modelo está posicionado abaixo do Sportage e será produzido pela Kia no México, de onde virá ao Brasil - provavelmente com outro nome. Na Ásia, o jipinho tem três opções de motor: um 1.6 de 125 cv e um 2.0 de 160 cv, ambos aspirados, além do 1.6 turbo de 161 cv que equipa apenas a versão de topo.
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PEUGEOT 3008
A diferença entre a nova geração do Peugeot 3008, exibida nos últimos salões de Paris e São Paulo, e a anterior, é gritante. Totalmente reformulado, o modelo ficou maior (com 90 litros a mais no porta-malas) e trocou o ar de "grande perua" por um aspecto de utilitário-esportivo de fato, com direito a uma frente mais agressiva. A cabine também ficou mais bonita, com destaque para o painel com desenho rebuscado. O novo 3008 começa a ser vendido por aqui no primeiro semestre de 2017. Sob o capô, ele traz o conhecido motor 1.6 turbo de 165 cv, além de câmbio automático de seis marchas.
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RENAULT KOLEOS
Outra novidade da Renault para o ano que vem, o Koleos tem chegada prevista para o início de maio, juntamente com a picape Alaskan. Ele é produzido na Colômbia e usa a mesma base da Nissan Frontier e da futura picape da Mercedes. Com motor quatro-cilindros 2.5 de 170 cv, câmbio automático tipo CVT e tração integral, ele deve custar cerca de R$ 160 mil e brigar com rivais como Honda CR-V e Toyota RAV4.
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FORD ECOSPORT
Embora não tenha sido confirmado pela Ford para o Brasil, o EcoSport renovado já foi flagrado por uma leitora do Jornal do Carro rodando na Marginal Tietê, sob forte camuflagem, e deve chegar às lojas ainda no primeiro semestre de 2017. Os faróis ficaram mais alongados e a grade dianteira, remodelada, passou a ser octagonal, como na picape Ranger e no crossover Edge. Por dentro, o acabamento melhorou e há uma central multimídia mais moderna, chamada Sync 3. Provavelmente a versão brasileira terá um novo motor de 1,5 litro no lugar do 1.6 atual.