
Do acervo de cerca de 700 carros da GM que se revezam na exposição do Heritage Center, nos arredores de Detroit (EUA), um Impala LSX vermelho chama a atenção. Sob o capô, o sedãzão tem um motor V8 que gera impressionantes 2.076 cv de potência e 207 mkgf. Como comparação, o V8 6.2 do Dodge Challenger SRT Hellcat produz 717 cv e 90 mkgf, respectivamente.
A General Motors Performance Parts (GMPP) levou quatro meses para fazer o carro. O projeto contou com a participação da preparadora de motores norte-americana Thomson Automotive, que instalou dois turbocompresssores no vê-oitão que resultam em 27 quilos de pressão.
No visual, sobressai o sistema de admissão sobre o capô. Os dois turbocompressores, bem como suas tubulações de entrada e saída de 3 polegadas de diâmetro e o cabeçote retrabalhado ficam escondidos dentro do cofre do motor.
Para suportar tamanhas potência e torque, o Impala teve o chassi refeito e recebeu vários reforços estruturais. Há ainda uma gaiola interna de proteção (na cabine restou apenas o banco do piloto), conjuntos de eixos de roda especiais, cubos do Corvette C6 e sistema de freios da Brembo.
Várias peças forjadas, bem como varetas e pistões feitos de alumínio, além de virabrequim com 3,75 polegadas de curso, foram incorporadas ao motor. O sistema de refrigeração do V8 inclui um intercooler feito especialmente para o carro, assim como o radiador, que utiliza mais de 15 litros de água gelada. Como o carro é feito para provas de arrancada, seu câmbio automático, que também recebeu vários reforços, tem apenas três marchas.
Além da força e potência extremas, o Impala LSX traz várias peças feitas de alumínio, como a estrutura do banco, e de fibra de carbono para reduzir seu peso. É o caso dos para-lamas e capô, por exemplo – o carro pesa pouco mais de 1.400 quilos. A cor da carroceria faz parte das opções disponíveis para a linha Corvette.