Você está lendo...
Chevrolet lança aplicativo para inibir uso de celular ao volante
Notícias

Chevrolet lança aplicativo para inibir uso de celular ao volante

Aplicativo emite uma mensagem de advertência gravada no celular por algum amigo ou parente quando o motorista pega o aparelho

Redação

20 de set, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Uso de celular ao volante
Crédito:Uso de celular ao volante é a causa de muitos acidentes. Foto: Sergio Neves/Estadão

Muitos especialistas consideram que utilizar o celular ao volante é tão ou mais perigoso do que beber e dirigir. Mas, mesmo assim, muitos motoristas não resistem a dar uma olhadinha nas redes sociais ou mesmo ler e responder mensagens enquanto dirigem, causando acidentes (alguns fatais) que seriam perfeitamente evitáveis.

Obviamente, o método mais fácil de prevenir distrações ao volante é não tocar no celular enquanto dirige. Mas quantas pessoas podem dizer com sinceridade que nunca fizeram isso atrás do volante? De acordo com uma recente pesquisa conduzida nos EUA pela empresa Research Now, 90% dos entrevistados admitiram utilizar o smartphone enquanto dirigiam, embora 84% disseram estar cientes dos riscos que isso representava.

Ideia simples que deve funcionar

Agora, um aplicativo chamado “Call me out” (Me ligue), lançado pela Chevrolet, chegou para tentar dissuadir os motoristas de atenderem o celular.

Publicidade


Como a maior parte das boas ideias, essa também é simples. Quando o motorista pega o celular enquanto dirige, uma mensagem gravada por alguma pessoa próxima (amigo, familiar, etc.) pede que ele não atenda e mantenha a atenção no trânsito.

Basicamente, a mensagem é dita automaticamente quando o aparelho é levantado em velocidades acima de 8 km/h. Para detectar o movimento, o sistema utiliza o acelerômetro e o GPS do próprio aparelho. O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos Android.

O app inclui até um ranking. Quanto menos o aparelho é utilizado ao volante, mais alta é a nota obtida. Só não tente olhar a sua posição no ranking enquanto dirige.


Deixe sua opinião