Após sofrer com a escassez de chips eletrônicos, sobretudo em 2021, a General Motors parece ter resolvido o abastecimento, e anuncia a linha 2024 do Onix. E a principal novidade no hatch e no sedã Onix Plus é justamente a volta de alguns itens que foram momentaneamente retirados dos carros, como a conexão Bluetooth do rádio, por exemplo.
Mas as atualizações vão além da conectividade. A GM também reduziu o número de versões disponíveis na linha 2024. Aliás, quase todas as configurações tiveram aumento de preço. Entretanto, quase não há mudanças. A única diferença é a nova calota das versões LT aspirada e turbo, que estão disponíveis nas duas carrocerias. Antes, só a versão de entrada (sem sigla) tinha calotas. Segundo a GM, estas ganharam visual mais esportivo.
Versão intermediária LT volta a oferecer itens de conforto
Mas, apesar da simplificação da gama, o hatch conta com oito versões disponíveis, enquanto o sedã Onix Plus tem seis versões. Nesse sentido, o destaque fica com a opção LT, que volta a oferecer de fábrica itens como Bluetooth, partida por botão, chave presencial, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, bem como câmera de ré e conexão Wi-Fi.
Além disso, a versão topo de linha Premier volta a contar com itens como alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e ar-condicionado digital. Por fim, retornam ao carro o assistente semiautônomo de estacionamento.
A mecânica, no entanto, permanece igual. Versões básicas trazem o motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência e 9,8 mkgf de torque, combinado ao câmbio manual de 6 marchas. Em seguida, nas versões intermediárias, a opção passa ao 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 mkgf. Neste caso, há opção de câmbio manual ou automático de 6 marchas, por exemplo. Por fim, a versão LTZ é sempre automática.
O Onix mantém sua posição como o Chevrolet mais vendido do País. Segundo os dados da Fenabrave dos emplacamentos de março, por exemplo, as duas versões estão no “top 5” do ranking geral. Por sinal, a dupla da GM, que é feita em Gravataí (RS), teve os números de consumo revistos pelo Inmetro. Assim, ambos ficaram mais econômicos. Veja abaixo os preços da linha 2024:
Chevrolet Onix 2024 (Hatch)
1.0 flex MT – R$ 84.390
LT 1.0 flex MT – R$ 91.690
1.0 turbo flex AT – R$ 97.240
LT 1.0 turbo flex – R$ 97.890
LT 1.0 turbo flex AT – R$ 104.690
LTZ 1.0 turbo flex AT – R$ 107.190
RS 1.0 turbo flex AT – R$ 109.290
Premier 1.0 turbo flex AT – R$ 112.890
Chevrolet Onix Plus 2024 (Sedã)
LT 1.0 flex – R$ 96.390
1.0 turbo AT – R$ 102.890
LT 1.0 turbo flex – R$ 103.640
LT 1.0 turbo flex AT – R$ 110.340
LTZ 1.0 turbo AT – R$ 112.990
Premier 1.0 turbo AT – R$ 118.490