Enquanto países como Estados Unidos e Alemanha se empenham em testar tecnologias de condução autônoma a toque de caixa, para que os primeiros modelos de série possam ser lançados entre 2020 e 2025, a China parece estar dando um inesperado passo para trás nesse sentido.
A potência asiática resolveu proibir qualquer tipo de teste envolvendo carros autônomos nas rodovias do país até que o Ministério da Indústria e Tecnologia seja capaz de elaborar uma regulamentação para esses produtos. E, de acordo com o chefe do departamento automotivo desse ministério, não há nenhum prazo definido pelo governo chinês para que isso efetivamente seja feito.
Embora nada tenha sido dito explicitamente nesse sentido, é difícil imaginar que essa atitude não tenha nenhuma ligação com os três recentes acidentes relacionados com os modelos da Tesla equipados com o recurso Auto Pilot – o segundo deles culminou com a morte do motorista. Resta saber até que ponto essa hesitação momentânea não prejudicará o desenvolvimento de carros autônomos na China, se a competente regulamentação não for feita com a prioridade merecida.