O Brasil ficou com a quinta colocação mundial no acumulado de vendas de veículos novos no semestre, com queda de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato Dynamics.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A liderança continua com a China, que teve quase 8 milhões de carros vendidos no primeiro semestre e registrou alta de 5,6% nas vendas no mês de junho, em comparação ao registrado no mesmo período do ano passado. Do país asiático são consideradas apenas as vendas de veículos de passeio – para os demais, somam-se as vendas de comerciais leves. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 14,8%, e o Japão, na terceira colocação, com crescimento de 53,4%.
A Alemanha manteve o quarto lugar mesmo com aumento de 0,6% nas vendas no acumulado de janeiro a junho se comparado a 2011. Atrás do Brasil estão Índia e a Rússia, com aumento em vendas de 10,9% e 14,3%, respectivamente. A França ocupa a oitava posição, com queda de 13,3%, seguida por Grã-Bretanha, que vendeu 1,3% a mais que no mesmo período de 2011.
Entre as fabricantes, a Toyota manteve a liderança em vendas com alta de 37,4% em comparação com o ano passado, seguida pela Volkswagen, com incremento de 9,2% nas vendas, Ford e Chevrolet, que tiveram altas de 1% e 5,9%, respectivamente.