21/04/2015 - 3 minutos de leitura.

Chinesa copia Toyota, Jeep e Land Rover

Mostrado no Salão de Xangai, o BJ20, da Baic, é utilitário compacto com traços de Evoque e Land Cruiser

Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.


Grade tem leve inspiração na do Cherokee

Sucesso no Brasil e no mundo todo, o Land Rover Range Rover Evoque é um dos maiores alvos de cópia por parte da montadoras chinesas. O Landwind X7, mostrado no ano passado, foi alvo de críticas ferrenhas do presidente da montadora inglesa. Agora, surge um novo modelo que “bebe na fonte” do carro britânico.

Trata-se do BJ20, modelo que a chinesa Beijing Auto, mais conhecida como Baic, está apresentando no Salão de Xangai, que abre as portas ao público nesta quarta-feira (22). O modelo, que dará origem ao mais compacto utilitário da marca, abaixo do BJ40.

No entanto, o BJ20 não traz elementos apenas de Evoque. A identidade britânica está nos faróis. Já a grade frontal é levemente inspirada na da atual geração do Cherokee, modelo da Jeep.

Não termina por aí. O formato geral é bem semelhante ao do Land Cruiser, da Toyota. Ou seja: é um carro que combina traços de Land Rover, Jeep e Toyota em um só.

Há outros casos recentes semelhantes na indústria chinesa. Um carro elétrico exibido em março pela Vidoev tem carroceria que é cópia do Fusca. O logotipo no capô, por sua vez, é inspirado no da Nissan, mas com grafismos iguais aos da Volvo. Não para por aí: as rodas são BMW.

Quanto ao BJ20, a versão final é esperada para 2015, com duas versões de motor 1.5, aspirado ou turbo. O preço é estimado no valor equivalente a US$ 13 mil (quase R$ 40 mil).

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais