Parece que o mercado brasileiro realmente agradou as montadoras chinesas. Na última quarta-feira (18), a GAC Motor anunciou que iniciará suas operações no Brasil, inclusive com produção nacional. Entretanto, as datas para que isso aconteça ainda não foram divulgadas. A empresa terá carros elétricos, híbridos e a combustão no portfólio e quer concorrer com duas grandes rivais chinesas, a BYD e a GWM.
Em junho, a GAC já havia anunciado que vai investir US$ 1 bilhão no mercado brasileiro, o equivalente a cerca de R$ 5,4 bilhões. “Nos próximos cinco anos, a GAC, juntamente com sua cadeia de fornecimento, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição”, declarou Feng Xingya, presidente da GAC Motor.
A marca, que se autointitula como “a primeira fabricante chinesa com uma linha completa de pesquisa e desenvolvimento e produção, produzindo carros a gasolina, elétricos, totalmente híbridos e híbridos plug-in”, ainda não informou qual será seu primeiro carro disponível no Brasil. A aposta é o SUV elétrico Aion Y Plus, que já foi flagrado em testes no País. O modelo tem motor de 204 cv de potência e 22,9 mkgf de torque.
Quem é a GAC?
Os planos são ambiciosos, mas deixam a pergunta: quem é a GAC, exatamente? A marca foi a quinta maior produtora de veículos na China no ano passado. Isso se traduz na produção e venda de 2,52 milhões de carros. Além disso, o número de funcionários também impressiona: 110 mil, um número surpreendentemente grande.
Contudo, não há informações sobre quais modelos e marcas do grupo virão ao País. Mas o grupo tem produtos como os sedãs Empow e GA4, por exemplo. Além dos SUVs GS3, GS5, GS8 e Emcko, Fora o já citado elétrico Aion Y.
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