Você está lendo...
Chinesa Geely, dona da Volvo Cars, compra participação na Aston Martin
Mercado

Chinesa Geely, dona da Volvo Cars, compra participação na Aston Martin

Dono de marcas como Volvo e Lotus, grupo chinês compra 7,6% da Aston Martin; marca inglesa de esportivos anunciou novos rumos há dois meses

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

03 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Aston Martin
Aston Martin tem carros famosos por aparições nos filmes do agente 007, James Bond
Crédito:Aston Martin São Paulo/Divulgação

Desde 2020, especulações apontavam que a Geely compraria parte da Aston Martin. Pois, agora, esse desejo se realizou. A gigante chinesa adquiriu uma participação de 7,6% na fabricante inglesa, que comemora 109 anos de existência.

O Geely Holding Group é atualmente o maior grupo de tecnologia automotiva de propriedade privada da China. Na lista de aquisições, estão a divisão de automóveis da sueca Volvo, bem como a marca de elétricos Polestar, a Lynk&Co, a Zeekr, a (também inglesa) Lotus e a London Electric Vehicle Company (LEVC). Sem contar a participação de 50% na Smart e os 9,69% que tem da alemã Daimler, que é dona da marca Mercedes-Benz.



Sobre a nova aquisição, em comunicado oficial, Daniel Donghui Li, CEO do Geely Holding Group, disse estar muito satisfeito em anunciar o investimento. “Acreditamos que, com nosso histórico bem estabelecido e ofertas de tecnologia, a Geely Holding pode contribuir para o sucesso futuro da Aston Martin”, declarou o executivo.

Publicidade


Apesar de não ter revelado o valor da compra, trata-se de um aporte e tanto na Aston Martin. A inglesa já havia recebido investimento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, cuja participação na empresa é de 16,7%. Já a Yew Tree, o consórcio liderado pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, detém 18,3% da marca de esportivos de luxo.

Aston Martin
Aston Martin/Divulgação

Novo logotipo, nova era

A parceria entre Geely e Aston Martin acontece pouco mais de dois meses depois de a marca britânica atualizar seu logotipo. Com colaboração do designer britânico, Peter Saville, o novo logo foi feito à mão por artesãos e, assim, perdeu algumas linhas das tradicionais asas. Além disso, acompanha o slogan “Intensity. Driven.”, algo como “dirigir intensamente” em tradução livre. Este é, portanto, o oitavo logotipo em 109 anos de história.


Assim como busca mostrar uma renovação, o símbolo mostra o novo posicionamento da Aston Martin, com foco na eletromobilidade. Nos planos da marca, o primeiro carro elétrico chegará em 2025. Em seguida, a promessa é eletrificar todos os produtos até 2026.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião