Luís Felipe Figueiredo
A chinesa Shineray passará a vender utilitários no Brasil. A marca já comercializa motocicletas por aqui, com força principalmente na região Nordeste.
Os carros estão no Porto de Suape, na região metropolitana de Recife. Ainda não há data definida para o início das vendas, o que dependerá, segundo informações da empresa, da adequação da rede de concessionárias.
Serão comercializados três modelos, com preços sugeridos na faixa de R$ 22 mil a R$ 28 mil.
O mais simples é um furgão compacto, com 3,9 metros de comprimento e portas laterais corrediças. O modelo intermediário é uma picape (4,59 metros de comprimento) de dois lugares e caçamba com capacidade para levar até 800 quilos de carga.
O mais sofisticado é uma versão de passageiros (sete lugares) do furgão de entrada. Todos são equipados com motor a gasolina de quatro cilindros e 1 litro, com potência de 65 cv e torque máximo de 8,6 mkgf. A tração é traseira e o câmbio, manual de cinco marchas. O tanque de combustível tem capacidade para 40 litros.
A Shineray pertence à Brilliance, parceira da BMW na China. O país exige que empresas interessadas em produzir por lá se associem à marcas locais.