Xpeng AeroHT
Xpeng/Divulgação

Chinesa Xpeng, ligada à VW, revela picape clone da Tesla Cybertruck

Chinesa Xpeng planeja produzir super-elétrico com arquitetura de 800 V e até drone tripulado embutido; AeroHT chega às ruas em 2026

Por Rodrigo Tavares 11 de set, 2024 · 4m de leitura.

Publicidade

Modelos futuristas aparecem o tempo todo, e o primeiro que vem à cabeça nesse sentido é o Tesla Cybertruck, comercializado a partir desse ano. Entretanto, outras marcas não só parecem ter se inspirado no modelo, como querem uma fatia desse futurismo: é o caso da chinesa Xpeng, cujo novo modelo relembra a picape americana.

Xpeng/Divulgação
Xpeng/Divulgação

A ideia por trás do modelo é ser um veículo versátil, com seis rodas, e capaz de chegar a qualquer lugar. Chamado AeroHT, tem, além das grandes dimensões, até um Drone, capaz de carregar duas pessoas durante um vôo de três horas. Chamado de “porta-aviões terrestre”, o modelo da Xpeng leva a sério a questão de um veículo elétrico que chegue a qualquer lugar.

Publicidade


O veículo usa uma arquitetura elétrica de 800 V, e é um EREV, ou seja, um Veículo Elétrico de Alcance Estendido. Isso significa que o AeroHT usa um pequeno motor de combustão que alimenta motores elétricos e uma bateria considerável, por exemplo. Embora muitos detalhes sobre esse trem de força permaneçam ocultos, a mídia local chinesa diz que ele terá um alcance combinado de cerca de 620 milhas (aprox. 998 km).

Produção do Xpeng AeroHT começa em 2026

Xpeng/Divulgação
Xpeng/Divulgação

Interessados no modelo poderão ver uma demonstração pública do AeroHT e seu drone, em novembro, que será pilotado manualmente. Contudo, ao atingir a etapa de produção, em 2026, o drone já será pilotado automaticamente, de maneira autônoma. A van futurista e a aeronave receberam a certificação de aeronavegabilidade da Administração de Aviação Civil da China Central e Meridional no início deste ano.

Publicidade


Por fim, com direito até a uma fábrica dedicada exclusivamente à construção do AeroHT, cuja produção começa nesse ano, o modelo deverá ter as primeiras unidades de teste prontas em 2025. Assim, segundo a Xpeng, a produção da planta será de capacidade para até 10 mil unidades anuais.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ranger Black está de volta para tirar liderança da Hilux; será que dá?

Publicidade


Publicidade