Depois de muito criticadas pela qualidade discutível de seus carros, as marcas chinesas têm evoluido bastante não apenas em relação à parte técnica dos carros, mas também no design das novas gerações de modelos. Marcas como Geely e Chery trouxeram para o Salão do Automóvel 2014 conceitos bastante estilosos, que adiantam como será o futuro dessas marcas.
A Geely mostrou o híbrido FE7, um hatch médio com jeitão aventureiro, dois motores elétricos e um a gasolina que dão ao carro uma autonomia de até 650 km. Ele tem a grade frontal que estará em todos os Geely lançados futuramente. Com filetes que contornam o emblema da marca e bordas cromadas, frente do FE7 ainda tem LEDs nos faróis e linhas agressivas que lembram os modelos sul coreanos, mas com distinções que deixam longe a ideia de cópia. Atrás, as lanternas ficam elevadas e invadem as laterais. Há bastante metal na traseira, passando impressão de robustez nas linhas.
Já a Chery pôs em destaque no seu estande o Alpha Concept, um elegante sedã de linhas esportivas. O modelo foi mostrado pela primeira vez no Salão de Pequim, em maio, e é uma prévia do que será o sedã Arrizo 5, ainda não lançado pela marca. Com uma linha de cintura alta, o Alpha é propriamente bonito quando visto “em carne e osso” e mostra que os chineses estão apredendo rápido a fazer produtos melhores.
Traseira do Chery Concept Alpha. Foto: Diego Ortiz/Estadão
Geely FE7 é futuro hatch híbrido chinês. Foto: Diego Ortiz/Estadão