
Não é raro surgirem histórias de fabricantes chinesas que lançam cópias fieis dos carros famosos. Isso costuma, inclusive, irritar os executivos das marcas clonadas a ponto de envolver os departamentos jurídicos das companhias “prejudicadas” (leia mais abaixo), mas há um fato um pouco diferente envolvendo réplicas de carros “made in China”.
A Lishededidong transformou seu compacto carro elétrico em uma cópia “prensada” do Lamborghini Aventador. Isso pode levar muita gente a imaginar como seria bizarro caso o esportivo italiano tivesse dimensões tão reduzidas.
Não bastasse o fato de ser uma cópia em miniatura, o modelo chinês traz até um escapamento falso. Isso porque o carrinho tem motor elétrico de 72V, que gera o equivalente a 10 cv de potência que pode leva-lo a 80 km/h. A autonomia chega a 150 km, de acordo com dados da fabricante.
Para lembrar. Um dos casos mais emblemáticos é a reclamação que a Land Rover fez publicamente na figura de seu presidente, Ralf Speth, sobre a cópia do Evoque, o Landwind X7. ““Eu não acredito que o governo chinês vai ficar com feliz com uma iniciativa que prejudica a reputação do país”, disse o executivo. “Vou conversar também com autoridades de nosso governo e com nossa parceira, a (marca chinesa) Chery, para saber o que pode ser feito.”
Indignado, Speth falou também que o desenho do Evoque, copiado pela Landwind, é propriedade intelectual da Land Rover. “A marca (Landwind) não pode quebrar uma regra internacional”, reclamou. “O fato de as montadoras da China ainda fazerem cópias (de outros carros) é decepcionante.”