Representante da nona marca chinesa a desembarcar no País, o EC7 terá tabela de R$ 49.900. Antes de chegar às autorizadas Geely, no mês que vem, o novato montado no Uruguai encara o compatriota JAC J5, que já pode ser considerado veterano e tem preço sugerido de R$ 51.490.
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Maior no comprimento e menor no entre-eixos que o J5, o novato traz como “armas” o desenho e o acabamento acima dos padrões chineses. Além disso, o Geely tem bom conjunto mecânico e porta-malas maior. Por tudo isso, levou a melhor neste comparativo.
O novato traz motor 1.8 de 130 cv, ante os 125 cv do 1.5 do rival – ambos a gasolina. Embora a diferença de potência seja pequena, o Geely conta com torque maior e câmbio mais bem acertado, com engates precisos e relações mais curtas.
Por ter porta-malas volumoso, com 670 litros, o EC7 não oferece um bom equilíbrio da carroceria. Outro ponto crítico é que, apesar do tamanho, o compartimento de carga tem “boca” estreita, o que dificulta o manejo de malas grandes.
No J5 não há nenhum desses problemas. Seu entre-eixos, com 5 cm a mais que o do rival, se traduz em bom espaço interno e conforto para até cinco pessoas a bordo.
Mas EC7 e J5 estão longe de ter excelência em estabilidade. Contribui para isso o fato de nenhum dos dois ter ajuste progressivo na direção com assistência hidráulica.
A Geely exagerou na maciez dos amortecedores de seu sedã. Nesse ponto, o melhor acerto feito pela JAC deixa o veterano mais à mão do motorista.
Outro ponto ruim nesses chineses é a posição de dirigir. No EC7, um motorista com mais de 1,80 m ficará muito elevado, com a cabeça praticamente encostada no teto. Já no J5 esse mesmo condutor ficará muito abaixo do campo “natural” de visão, fato que pode prejudicar até mesmo uma simples leitura do velocímetro.
Tanto a amplitude para a regulagem da altura do assento como a do ajuste do volante são mínimas nos dois carros. Parecem algo apenas para constar na lista de itens de série.
Enquanto o EC7 tem bancos pequenos, de couro sintético, os do J5 vêm de fábrica com revestimento de tecido.
VISUAL
Ao usar linhas bem conhecidas, o Geely agrada um pouco mais aos olhos da maioria. O desenho da carroceria lembra o do Hyundai Azera de quarta geração e os faróis são semelhantes aos do Honda Accord.
Na traseira, o que chama a atenção são as lanternas que remetem às do novo Mercedes-Benz Classe C. Outro detalhe curioso é o logotipo da marca chinesa, muito parecido com o da norte-americana Cadillac.
O J5, lançado em 2008 na China e em 2012 no Brasil, teve as linhas desenhadas pelo estúdio da JAC na Itália. Como está há mais tempo no mercado, seu visual está mais “cansado”.
Em contrapartida, o veterano se sobressai diante do novato quando o assunto é preço do seguro e número de pontos de atendimento na rede de concessionárias.
Como o EC7 ainda não está à venda, não foi possível cotar os preços das apólices de seguro para o modelo. Segundo informações do importador, em março serão inauguradas 15 concessionárias Geely no País e a meta é chegar a 25 nas principais cidades brasileiras até o fim deste ano.
Os valores das peças no quadro ao lado foram fornecidos pelos respectivos representantes das duas marcas.
1º GEELY EC7 – 54 PONTOS
Preço sugerido – R$ 49.990
Motor – 1.8, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 130 cv a 6.100 rpm
Torque – 16,9 mkgf a 4.400 rpm
Câmbio – Manual, cinco marchas
Principais itens de série – Ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico, sistema de som, sensor de estacionamento, bancos de couro sintético e farol automático
2º JAC J5 – 48 PONTOS
Preço sugerido – R$ 51.490
Motor – 1.5, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 125 cv a 5.500 rpm
Torque – 15,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio – Manual, cinco marchas
Principais itens de série – Ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico, sistema de som, sensor de estacionamento e bancos de couro