Se você achava que as peruas estavam condenadas, restritas a marcas premium e com preços exorbitantes, saiba que os chineses estão tentando mudar esse cenário. A ideia, contudo, é agradar os consumidores europeus, que são fãs desse tipo de carroceria. Assim, o foco da BYD será a exportação, uma vez que as peruas não são tão populares na China.
E, claro, a BYD não poderia ficar de fora dessa nova tendência. O sedã Seal, disponível também no mercado brasileiro, vai ganhar uma versão station wagon ainda neste ano. O modelo, que será híbrido plug-in, foi flagrado na China e revelou sua silhueta, com a linha do teto se estendendo até a traseira.
Conforme informações da imprensa chinesa, o conjunto mecânico será composto por um motor dianteiro 1.5 aspirado aliado a um elétrico, com 217 cv potência e 26,5 mkgf de torque combinados. Já a autonomia total pode chegar a 2.100 km no ciclo chinês de medição, de acordo com a marca. O preço da versão de entrada deve partir de 100 mil yuan, ou cerca de R$ 81 mil.
Não só a BYD vai apostar em peruas
Além da BYD, uma de suas subsidiárias também tem feito sucesso nessa categoria. A Denza lançou em setembro do ano passado o Z9 GT, uma perua esportiva de luxo (com jeitão de Porsche Taycan Cross Turismo) que tem versões híbridas e elétricas. Em cerca de quatro meses, já foram vendidas 10 mil unidades do modelo. Que não é dos mais baratos, inclusive: a configuração de entrada parte de 334.800 yuan, aproximadamente R$ 272 mil. Ainda assim, mais em conta que rivais alemãs de Audi, BMW e Mercedes-Benz, por exemplo.
As configurações PHEV combinam um 2.0 turbo de 204 cv, um motor elétrico dianteiro de 268 cv e dois traseiros de 590 cv, chegando a um total de 852 cv. Já as versões elétricas trazem propulsor elétrico na frente de 308 cv e dois traseiros com 644 cv, resultando em potência combinada de 952 cv.
Por fim, outra marca que vai apostar no segmento é a Zeekr, recém-chegada no Brasil. Desse modo, a montadora revelou a primeira imagem de sua perua 007 GT, prevista para chegar ao mercado também neste ano. Assim como no Seal, a station wagon da Zeekr será baseada na carroceria sedã, com quem dividirá também a mecânica – apenas elétrica. A versão de entrada, com tração traseira, rende 415 cv, enquanto a configuração com tração integral entrega 636 cv.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!