RAFAELA BORGES
Se o motorista fosse o personagem principal deste comparativo, a vitória seria da veterana Kia Carnival. Mas aqui quem manda é o passageiro. Por isso a sul-coreana foi superada pela Town & Country, que mudou de geração em 2011. Fabricada no Canadá, a van da Chrysler tem tabela de R$ 145 mil na versão de entrada, Touring, que supera a rival por ser mais moderna, espaçosa e ter ótimo sistema de entretenimento. Isso é importante em um carro para famílias grandes feito para ser utilizado em viagens.
A Carnival tem preço a partir de R$ 119.900, mas na versão equivalente em equipamentos à Town & Country Touring sai a R$ 144.900. Seu motor V6 de 3,5 litros tem 276 cv, ante os 283 cv do 3.4 V6 da Chrysler. Nos dois modelos o câmbio é automático de seis marchas.
Mesmo com mecânica e dimensões semelhantes, a Carnival é bem mais ágil que a rival para ganhar velocidade, mais fácil de manobrar e equilibrada na condução. Mas é preciso considerar que nesses carros, o prazer ao dirigir é menos importante que o espaço e conforto oferecido aos demais ocupantes.
A Town & Country leva até sete pessoas e na segunda fileira há duas poltronas individuais, com amplo espaço para as pernas de quem se senta nelas. Os encostos têm grande ângulo de inclinação. Na terceira fila, três adultos viajam com conforto. A Carnival tem capacidade para oito pessoas, mas seus bancos não reclinam tanto quanto os da concorrente e há menos espaço para as pernas dos passageiros.
Se for preciso mais espaço para levar carga, todos os bancos traseiros da Town & Country são rebatíveis. Na Carnival, só os da terceira fileira contam com esse recurso. Nas duas dá para ter um amplo porta-malas com assoalho plano. A tarefa de remover os bancos é mais fácil na Chrysler.
O moderno sistema multimídia da Town & Country inclui leitor para DVD, mas a projeção é feita só na tela da frente. É possível ainda armazenar músicas e filmes copiados de tocadores digitais na memória do sistema. Na versão mais cara, Limited, a R$ 173.900, há duas telas para os ocupantes das fileiras de trás.
Os dois modelos têm portas laterais traseiras deslizantes, acionadas eletricamente por controle remoto. Esse recurso também está disponível para a tampa do porta-malas. O compartimento tem boa capacidade mesmo com todos os bancos em uso. O da Carnival pode levar até 912 litros e o da Town & Country, 934 litros (até o teto em ambas).
Elas também se equivalem na ampla lista de itens de série. Dos de segurança há seis air bags, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade, muito útil em carros pesados e com centro de gravidade alto como essas vans.
Há também luxos como bancos de couro com ajustes elétricos – acionados na porta da Kia e no assento da Chrysler. Porta-objetos de todos os tipos e tamanhos estão por toda a cabine. Na Town & Country há até no teto.
O ponto fraco da Chrysler é a dirigibilidade. Além de pular muito em pisos irregulares, sua direção com assistência elétrica é um tanto imprecisa, a carroceria inclina muito e passa sensação de insegurança em curvas.