Você está lendo...
Cientistas criam dispositivo que retira hidrogênio da poluição
Tecnologia

Cientistas criam dispositivo que retira hidrogênio da poluição

Sistema feito por Cientistas da Universidade de Antuérpia pode alimentar carros movidos a hidrogênio

Redação

15 de mai, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

download
Crédito:Dispositivo tira gás hidrogênio e poluição do ar. CRÉDITO: University of Antwerp

Um grupo de cientistas da Universidade de Antuerpia, na Bélgica, conseguiu criar um dispositivo que é capaz de retirar hidrogênio do ar poluído. Ele precisa ser exposto a luz para funcionar, e assim acaba tendo uma segunda função, que é a de purificar o ar enquanto retira o hidrogênio dele.

O hidrogênio é gerado na forma de gás, o que possibilita seu uso para células de combustível após um tratamento específico, já que é necessário estar em uma determinada pressão para operar no sistema dos veículos.

O dispositivo, que foi apresentado em pequena escala na proposta de um conceito, tem duas câmaras separadas por uma membrana: de um lado fica o ar purificado e do outro o gás hidrogênio é produzido.

Publicidade


Essa membrana é feita de nanomateriais que agem como catalizadores capazes de produzir o gás hidrogênio e quebrar as moléculas de poluição do ar, explica o professor Sammy Verbruggen, líder do projeto.

A mesma membrana já tinha sido utilizada para retirar hidrogênio da água e agora possui dupla função. O grupo de cientistas agora trabalha para conseguir aumentar a escala do projeto.

Deixe sua opinião