Cientistas mostram carro que dirige sozinho

Perua Volkswagen Passat Variant mostrada ontem na Alemanha é equipada com sistema que dispensa o motorista. Para cientista líder do projeto, carros atuais são como os cavalos do passado e, no futuro, por questões de segurança, motoristas serão...

Por 14 de out, 2010 · 3m de leitura.

Essa Volkswagen Passat Variant abaixo, apresentada ontem por cientistas da Universidade Livre de Berlim, no aeroporto de Tempelhof, na capital alemã, é a etapa mais recente do que pode se tornar o fim do hábito de guiar automóvel. A perua é capaz de se movimentar sozinha, dispensando o motorista da tarefa de manejá-la.

Protótipo pode decretar o fim dos motoristas (Foto: Divulgação)

O exercício de futurologia é do professor Raul Rojas, um dos líderes do projeto. Para ele, os carros atuais são os cavalos do passado. E no futuro será proibido, por questões de segurança, dirigir automóvel. “Daqui a cinco ou dez anos a tecnologia poderá ser aplicada em áreas fechadas, como aeroportos ou fábricas. Em rodovias, estará dentro de 10 a 20 anos. Nas cidades chegará em até 30 anos”, sentencia Rojas.

Neste vídeo (narração em inglês) os cientistas demonstram outra possibilidade do carro: ser acionado via iPad para apanhar um “cliente” em um hotel:


Apelidado de MIG (sigla para Made in Germany, feito na Alemanha, em inglês), o carro usa câmeras, leitores a laser e navegação por satélite para “enxergar” outros veículos e pedestres e lidar com as situações do tráfego. Segundo os cientistas alemães que o desenvolveram, toda essa tecnologia ajudará a reduzir drasticamente os acidentes, além de colaborar com o meio ambiente e até transformar as cidades.