Notícias

Cinema e carros: reveja 15 das melhores cenas de perseguição das telonas

De Indiana Jones a Batman e O Exterminador do Futuro, filmes garantem boa dose de adrenalina a quem gosta de cenas de perseguição com carros

Emily Nery, especial para o Jornal do Carro e Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

04 de jul, 2021 · 13 minutos de leitura.

" >
Perseguição
Crédito:Reprodução internet
Perseguição

Para um gearhead amante da sétima arte, não há nada melhor do que filmes que consigam unir boas histórias ? de preferência, com carros ? e cenas de fuga eletrizantes. Nesse sentido, listamos 15 das melhores cenas de perseguição no cinema. De Indiana Jones, passando por Vingadores e, por fim, O Exterminador do Futuro, as perseguições motorizadas garantem a dose perfeita de adrenalina para quem gosta de uma boa de ação.

A curadoria feita pela seguradora britânica Uswitch levou em consideração as visualizações no Youtube, as “curtidas” e os “não gostei”, bem como a avaliação do filme no IMDb. Confira e boa diversão.

15) Jack Reacher (2012)

No filme, o militar veterano Jack Reacher, vivido por Tom Cruise, é convocado para, então, resolver o estranho caso. Um atirador que matou cinco pessoas sem ligação nos EUA. Depois de ser agredido em um bar, ele, assim, suspeita que alguém esteja tentando impedir a investigação. Pior, que o perigoso caso tenha, dessa forma, uma relação direta com ele.

14) Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Em uma época com escassos recursos especiais, o longa dirigido por Steven Spielberg relata a história do arqueólogo mais querido do cinema, Indiana Jones (Harrison Ford). De início, ele precisa encontrar a Arca da Aliança ? uma relíquia bíblica que contém “Os Dez Mandamentos”. Ela foi revelada por Deus a Moisés, no Monte Horeb. A história, nesse ínterim, ocorre em 1936. Ou seja, nela, o personagem principal, em busca da arca perdida, terá como adversário ninguém menos que Adolf Hitler.

13) Bullitt (1968)

O filme leva o sobrenome do policial Frank Bullitt (Steve McQueen). Na história, ele e outros dois agentes são escalados para, então, vigiar uma testemunha 24 horas por dia antes que ela se apresente num tribunal. Dessa forma, ao longo da trama, policiais e testemunhas são assassinados. Assim, a missão de Bullitt é capturar os autores do crime.

12) Desta vez te agarro (1977)

A comédia é considerada até hoje a segunda maior bilheteria de cinema de 1977, nos Estados Unidos. Só perdeu para Star Wars. O longa conta a história de Bandit (Burt Reynolds), um contrabandista profissional. Ele promete, então, levar um carregamento de cerveja Coors do Texas até Atlanta, onde a venda precisava de permissão especial. Isso sem ser pego, é claro.

O protagonista, entretanto, resolve dar carona para Carrie (Sally Field), que está fugindo de um casamento com o filho do xerife. É aí que começa a perseguição.

11) A identidade Bourne (2002)

O remake de 2002 ? houve uma obra para a TV em 1988 ? tem como estrela o ator Matt Damon, na pele de Jason Bourne. Damon encarna um homem com amnésia que é resgatado, quase morto, por pescadores italianos no mar Mediterrâneo. Sobre si, Bourne sabe apenas que tem habilidade para lutar, bem como um chip implantado em seu corpo e que precisa fugir de assassinos profissionais empenhados em matá-lo. A fuga, então, é de tirar o fôlego com Bourne ao volante de um Mini Mayfair vermelho fazendo manobras impossíveis nas ruas estreitas de Paris.

10) John Wick 3: Parabellum (2019)

O protagonista John Wick comete um assassinato dentro do Hotel Continental, em Nova York. Assim, luta para sair da cidade. E para se manter vivo, quando um contrato de US$ 14 milhões, então, faz dele o principal alvo dos maiores assassinos do mundo. O filme, contudo, arrecadou mais de US$ 326 milhões ? montante superior a 1,65 bilhão na conversão direta.

Continua depois do anúncio

9) Operação Invasão 2 (2014)

Com 150 minutos de duração, o longa relata a trajetória de Rama (Iko Uwais), um jovem que é recrutado, então, pelo departamento de inteligência da polícia de Jacarta. Assim, embarca em uma missão para destruir a corrupção policial na cidade. Ele aceita a proposta. E, disfarçado, ganha a confiança do filho do chefão de uma das duas famílias que comandam o crime organizado em Jacarta.

8) O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)

Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) vive infeliz com os pais adotivos, porque foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que é considerada louca após dizer que viu um exterminador vindo do futuro. Trata-se de um androide (Arnold Schwarzenegger). Mais exatamente, um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto.

Mas existe um problema: o mais avançado androide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick) ? feito de metal líquido ? não pode ter nenhum dano permanente. Além disso, pode assumir a forma que desejar. Sua missão, no entanto, é matar o menino.

7) Os Irmão Cara-de-Pau (1980)

Após sair da prisão, Jake (John Belushi) reencontra seu irmão Elwood (Dan Aykroyd). E, juntos, decidem ajudar o orfanato onde cresceram. Mas a freira responsável pelo lugar não aceita dinheiro ganho desonestamente. Então, para resolver o problema, os irmãos decidem novamente montar sua banda The Blues Brothers. Com a ideia de realizar um grande show para, então, arrecadar o dinheiro necessário.

6) Mad Max – Estrada da Fúria (2015)

O longa tem Max Rockatansky (Tom Hardy) como personagem principal. Perseguido por seu turbulento passado, ele acredita que a melhor forma de sobreviver é, então, não depender de mais ninguém além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes. Em fuga, ele atravessa a Wasteland numa máquina de guerra conduzida por uma Imperatriz de elite, Furiosa (Charlize Theron). Uma impiedosa perseguição aos rebeldes rende, assim, longas cenas de ação ao filme.

5) Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Após os eventos catastróficos em Nova York com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, segue tentando se ajustar ao mundo moderno. Porém, quando um colega da agência S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. E, assim, Capitão América tem de enfrentar um misterioso e inesperado inimigo, o Soldado Invernal.

4) Em ritmo de fuga (2017)

Um jovem motorista de fuga, interpretado por Ansel Elgort, confia em suas próprias batidas musicais para, assim, ser o melhor piloto. A música silencia um zumbido que, então, o perturba desde um acidente na infância. O amor o faz querer se livrar desse estilo de vida, mas ele se vê obrigado a trabalhar para um chefão do crime. Baby continua na vida do crime e, dessa forma, protagoniza eletrizantes perseguições no longa.

3) Drive (2011)

Ao contrário de outras produções, a adrenalina nesta perseguição de carros é causada não por explosões ou pneus voando. Ou seja, ela ocorre pelas cenas calmas e silenciosas que o personagem principal (um habilidoso motorista, que é dublê em cenas de perseguição em filmes de Hollywood), vivido por Ryan Gosling, foge da polícia em um Chevrolet Impala.

2) Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Na tentativa de derrotar o Coringa (Heath Ledger) antes que mais vidas sejam perdidas na cidade de Gotham, o justiceiro Batman (Christian Bale) é testado psicológica e fisicamente no filme de 2008. A cena de perseguição da franquia que envolve o super-herói, bem como o lendário vilão começa com a transformação do Batmóvel em Baticiclo (moto). Assim, ganha as ruas da cidade numa perseguição alucinante.

1) Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

A perseguição mais curtida da lista acontece no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. O super-herói (Christian Bale) abandona seu exílio forçado para tentar derrotar a ladra misteriosa (Mulher-Gato, vivida por Anne Hathaway). E também o terrorista mascarado Bane (Tom Hardy). A cena de perseguição (de moto) do filme que marca o retorno triunfante de Batman envolve a polícia e começa num estacionamento.