Em um mercado que cada vez mais prioriza SUVs ao invés de sedãs, não é difícil pensar quem acabe trocando os modelos tradicionais pela novidade do momento. Entretanto, um dos modelos que resiste ao movimento moderno é o VW Virtus, ainda preferido por famílias e profissionais por suas qualidades. Contudo, durante a avaliação do SUV Citroën Basalt, um de nossos leitores fez a pergunta: “qual deles vale a pena?”
Mesmo sendo modelos distintos, os desafiantes tem algumas coisas em comum, como preços parelhos, bom espaço interno, motorização turboflex, câmbio automático e amplo porta-malas. Mas qual se destaca? Nosso comparativo técnico pode responder.
Comparativo técnico: Desempenho e consumo
Em matéria de desempenho, o conjunto 1.0 Turbo T200 da Stellantis leva vantagem sobre o EA211 da VW. O Basalt tem até 130 cv (E), e 20,4 mkgf de torque, independente do combustível. Já o Virtus tem até 116 cv (E), e torque máximo de 16,8 mkgf, também com etanol. No Citroën, a transmissão é automática CVT que simula 7 marchas, enquanto no VW, ela é automática convencional, com 6 marchas.
Quanto a consumo, os valores se invertem. O Virtus sai na frente, com 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l no rodoviário, com gasolina, e 8,9 km/l e 10,9 km/l com etanol, respectivamente. Já o Basalt tem médias ligeiramente piores: 11,9 km/l e 13,7 km/l, na cidade e no rodoviário, com gasolina, e 8,3 km/l e 9,6 km/l no etanol, nos mesmos respectivos circuitos.
Dimensões e espaço interno
É nessa parte que a briga torna-se interessante. Parelhos, o Basalt leva vantagem em altura (1,58 m) e largura (1,82 m), contra 1,47 m e 1,75 m do rival da VW. Contudo, o Virtus tem o maior entre-eixos entre os dois (2,65 m contra 2,64 m). Outro ponto de destaque do sedã é o porta-malas, com bons 521 litros, contra 490 do rival.
Itens de série: o que Basalt e Virtus tem a oferecer
No sedã da VW, na versão TSI AT, há rodas de liga leve aro 15″, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, start-Stop, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível. Há também painel de instrumentos digital 8″, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB e mais.
Já no Basalt Shine, oferece ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16″ com acabamento diamantado, faróis de neblina e bancos e volante com revestimento premium. Há também limitador e controlador de velocidade, quadro de instrumentos digital e a central multimídia (tela de 10,25″), e mais.
Valores
Ainda falando sobre disputas acirradas, os preços também são parecidos, mas as condições especiais das montadoras podem desbalancear as ofertas. O Volkswagen Virtus TSI AT custa R$ 119.990, enquanto o Citroën Basalt Shine custa R$ 115.990, mas é atualmente oferecido por R$ 104.990, por exemplo. Seja como for, a disputa entre o sedã e o SUV não só é valida, como também é parelha.
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