A Citroën acaba de divulgar novas imagens do seu novo SUV cupê Basalt, que vai estrear na Índia no dia 2 de agosto. Como já mostramos aqui no Jornal do Carro, o acabamento do modelo parece ser superior ao do C3 Aircross, apesar das peças em comum.
No Brasil, a previsão é de que o utilitário faça sua estreia ainda no segundo semestre de 2024. Tendo em vista que o modelo chegará para concorrer com o Fiat Fastback, por exemplo, é possível que chegue ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 110 mil na versão mais barata e próximo de R$ 140 mil nas versões mais caras.
Aliás, a Citroën divulgou o vídeo (acima) que mostra mais detalhes do Basalt. O SUV-cupê é o terceiro modelo do projeto C-Cubed, que surgiu em 2021. Assim, vem completar o trio que conta com o C3 e o C3 Aircross. Dessa forma, a produção do Citroën Basalt no Brasil será na fábrica de Porto Real (RJ). A unidade já trabalha com a plataforma CMP (Common Modular Platform), que servirá ainda a um quarto modelo, o Jeep Avenger.
Citroën Basalt estreia no Brasil em 2024
Após o lançamento na Índia no próximo mês, a marca francesa deve lançar o cupê no Brasil em meados de setembro. Com o vídeo e as novas imagens, o Basalt de produção traz a dianteira quase idêntica à do novo Aircross. A grade muda, mas mantém o duplo Chevron da marca em destaque no centro da peça. Já os faróis de LEDs têm projetores, enquanto a traseira traz lâmpadas halógenas, mas com efeito moderno. O visual é robusto e diferente.
No interior, o modelo conta com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10,25″ e carregador de celular por indução, por exemplo. Além disso, há também conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital e seis airbags. Nas dimensões, o cupê deve chegar com 2,67 metros de entre-eixos.
No conjunto mecânico, o SUV cupê terá motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada. Contudo, nas configurações de topo, o modelo virá com o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Este mesmo propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantis, como no Fiat Pulse, no Peugeot 208 e deve estrear em breve também no C3 em 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!