Citroen Basalt
Citroën/Divulgação

Citroën Basalt tem fotos oficiais reveladas na Índia; veja possível preço no Brasil

Citroën Basalt estreará na Índia no próximo mês e deve chegar ao Brasil em setembro; modelo é o terceiro veículo do projeto C-Cubed

Por Adrielle Farias 28 de jul, 2024 · 4m de leitura.

A Citroën acaba de divulgar novas imagens do seu novo SUV cupê Basalt, que vai estrear na Índia no dia 2 de agosto. Como já mostramos aqui no Jornal do Carro, o acabamento do modelo parece ser superior ao do C3 Aircross, apesar das peças em comum.

No Brasil, a previsão é de que o utilitário faça sua estreia ainda no segundo semestre de 2024. Tendo em vista que o modelo chegará para concorrer com o Fiat Fastback, por exemplo, é possível que chegue ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 110 mil na versão mais barata e próximo de R$ 140 mil nas versões mais caras.


Aliás, a Citroën divulgou o vídeo (acima) que mostra mais detalhes do Basalt. O SUV-cupê é o terceiro modelo do projeto C-Cubed, que surgiu em 2021. Assim, vem completar o trio que conta com o C3 e o C3 Aircross. Dessa forma, a produção do Citroën Basalt no Brasil será na fábrica de Porto Real (RJ). A unidade já trabalha com a plataforma CMP (Common Modular Platform), que servirá ainda a um quarto modelo, o Jeep Avenger.

Citroen Basalt
Basalt/Divulgação

Citroën Basalt estreia no Brasil em 2024

Após o lançamento na Índia no próximo mês, a marca francesa deve lançar o cupê no Brasil em meados de setembro. Com o vídeo e as novas imagens, o Basalt de produção traz a dianteira quase idêntica à do novo Aircross. A grade muda, mas mantém o duplo Chevron da marca em destaque no centro da peça. Já os faróis de LEDs têm projetores, enquanto a traseira traz lâmpadas halógenas, mas com efeito moderno. O visual é robusto e diferente.


Citroen Basalt
Basalt/Divulgação

No interior, o modelo conta com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10,25″ e carregador de celular por indução, por exemplo. Além disso, há também conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital e seis airbags. Nas dimensões, o cupê deve chegar com 2,67 metros de entre-eixos.

Basalt/Divulgação

No conjunto mecânico, o SUV cupê terá motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada. Contudo, nas configurações de topo, o modelo virá com o 1.0  turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Este mesmo propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantis, como no Fiat Pulse, no Peugeot 208deve estrear em breve também no C3 em 2025.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

Scania e John Deere 100% a biodiesel entram na frota da Amaggi