RAFAELA BORGES
A Citroën começa a vender nos próximos dias o C3 Picasso, versão sem traje aventureiro do Aircross, que foi lançado em setembro. O novo modelo parte de R$ 47.990 na versão GL, que traz ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricos.
A GLX é tabelada a R$ 50.400 com o câmbio manual de cinco marchas. Com o automático de quatro, são R$ 53.900. Além dos itens da GL, essa versão soma air bags frontais, rodas de liga leve de 16″ e som com entrada auxiliar, entre outros itens. A versão automática traz ainda freios ABS.
A topo de linha é a Exclusive, com preços de R$ 57.400 (câmbio manual) a R$ 60.400 (automático). Esta conta com bancos e volante de couro, som com entrada USB e sensor de estacionamento, entre outros equipamentos. Navegador GPS e air bags para o tórax são opcionais nessa configuração.
Ante o Aircross, o C3 Picasso tem suspensão 3 cm mais baixa – a altura total é 6,3 cm inferior à do “irmão”. Como não traz estepe na tampa traseira, ele é 19 cm mais curto.
Por não trazer a “maquiagem” off-road, em média o C3 Picasso é 45 kg mais leve que o Aircross.
Com a novidade, a Citroën pretende enfrentar monovolumes e hatches com apelo familiar, como Honda Fit, Kia Soul, Fiat Idea, Nissan Livina e Chevrolet Meriva, entre outros.