O Citroën C3 You! é a nova versão topo de linha do compacto francês, mas parece um carro completamente diferente das outras opções da linha. Tem um visual mais refinado, interior com acabamento melhorado e um conjunto mecânico que o coloca no topo de sua categoria em termos de desempenho. Além disso, ele reforça a gama da Citroën ao vir equipado com câmbio automático, item que ainda faltava na linha 2025 do C3.
Atualmente, o C3 é um dos compactos mais procurados no mercado brasileiro. Neste ano, até julho, o modelo somou 12.242 emplacamentos, segundo a contagem da Fenabrave. Esse volume posiciona o modelo da Citroën na 6º colocação na categoria de Hatches Pequenos na parcial de 2024 compilada pela federação dos distribuidores de veículos. Com o lançamento da versão You!, com mais atrativos de série, a marca francesa pode aumentar sua participação no segmento.
- VEJA MAIS:
- VW confirma SUV compacto inédito fabricado em São Paulo
- Chevrolet Onix vai mudar em 2025, mas versão híbrida vai demorar
- Carros usados: Toyota Corolla é uma das compras mais seguras
A principal alteração no C3 You! em relação as versões de entrada Live e a intermediária Feel é a motorização. A nova opção é equipada com o motor flex Turbo 200 do grupo Stellantis, presente também em carros de outras montadoras do conglomerado multimarcas. Peugeot 208, Fiat Strada e Pulse, Citroën Aircross, entre outros têm esse propulsor, com desempenho elogiado em todos eles.
Citroën C3 mais potente da história
O motor do C3 You! segue a receita dos propulsores a combustão modernos. O Turbo 200 tem bloco 1.0 litro construído 100% de alumínio, três cilindros, injeção direta de combustível, comando de válvula variável e turbocompressor. Abastecido com etanol, alcança até 130 cv de potência (e 125 cv com gasolina) e 20,3 mkgf de torque. De acordo com a Citroën, a nova versão é o C3 mais potente da história do compacto, que estreou na Europa em 2002 – e em 2003 no Brasil.
Como em outros veículos do grupo Stellantis impulsionados pelo motor Turbo 200, o novo C3 topo de linha vem com câmbio automático CVT. Além disso, essa transmissão simula sete marchas no modo manual, trocadas pela alavanca no C3 You!.
“Foguetinho”
O conjunto mecânico do C3 You!, com motor turbo e câmbio automático, resolveu dois problemas da Citroën. Primeiramente, o modelo voltou a oferecer transmissão automática. A Citroën havia retirado essa opção alguns meses atrás, com a extinção da versão Fell Pack AT. A decisão ocorreu porque o motor 1.6 litro usado nesse carro não atende às regras de emissões do Proconve L8, que entrará em vigor em 2025 Por outro lado, o Turbo 200 respeita os limites da nova legislação, resolvendo o segundo problema. E ainda é mais rápido, um “foguetinho”, como mencionaram os executivos da Citroën durante o lançamento do carro em Lagoa Santa (MG).
A Citroën anuncia o C3 You! como o compacto mais potente do segmento de acesso e também o mais rápido. O carro acelera acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança velocidade máxima de 194 km/h, conforme dados da marca. Por pouco seria o C3 mais rápido de todos. O primeiro é o C3 de terceira geração à venda na Europa, com motor 1.2 Puritech, que alcança 198 km/h.
C3 You! tem visual diferenciado
A Citroën vestiu o C3 You! a rigor para destacar a potência extra e o avanço no desempenho. O modelo traz detalhes visuais distintos, como molduras ao redor dos faróis de neblina numa cor azul brilhante, chamada Emerald Blue pela marca. Essa mesma cor também aparece nas faixas adesivas nas portas e nas colunas traseiras. O logotipo da versão também usa esse mesmo.
Na Europa, também existe um C3 You, mas sem o ponto de exclamação, talvez por ser mais comedido. A versão produzida em MG é mais chamativa, à moda brasileira para o segmento de compactos. Fora os adereços adesivos, o modelo tem rodas pretas aro 15 polegadas com pneus 195/65 e três opções de pintura para a carroceria, sempre com o teto preto: Branco Banquise, Cinza Artese e Cinza Grafito.
Interior revigorado com bancos de couro
O C3 You! mantém os mesmos itens de cabine das demais versões do carro, mas com alguns elementos diferentes. Por exemplo, o parte central do console é colorida com um azul claro que lembra o Emerald Blue dos detalhes externos. Porém, o que faz toda a diferença são os bancos revestidos em couro sintético preto. Além de serem bonitos e confortáveis, o assento com esse acabamento deixa interior o carro mais agradável e limpo. É um toque “premium” que faltava no compacto da Citroën.
Ademais, o modelo é equipado com a central multimidia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25”, compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio. O C3 You! também possui câmera de ré e os recursos de áudio e telefonia podem ser controlados por botões no volante. O ar-condicionado é manual e o vidros têm acionamento elétrico nas quatro portas – na traseira, os botões de controle ficam na coluna central.
O carro não tem opcionais de fábrica, mas pode receber acessórios oficiais nas concessionárias da marca. A lista inclui alarme, kit “tilt down” para retrovisores, luz interna ambiente, sensores de estacionamento (vendidos em kits separados para a dianteira e traseira), opções de rodas aro 15″ em cores diferentes, entre outros itens de utilidade e decoração interna.
Citroën C3 You! tem direção atrevida
O Jornal do Carro experimentou o novo modelo da Citroën por rodovias e estradas de terra pelos arredores de Lagoa Santa, no interior de Minas Gerais. Como pudemos conferir nesse primeiro contato, o C3 You! é digno do ponto de exclamação em seu nome. É definitivamente um carro com desempenho dinâmico e conforto completamente diferentes do C3 com o motor aspirado e câmbio manual.
A versões de entrada do C3 são carros mais simples, com performance modesta. Com o motor Turbo 200 e o câmbio CVT do grupo, o C3 You! muda totalmente de comportamento. Seria exagero dizer que é um carro esportivo, mas não falta muito isso.
Ao acrescentar o motor mais potente e com mais torque, a Citroën também ajustou os amortecedores da suspensão e redimensionou os freios. Portanto, é um C3 que acelera e freia mais que os modelos de acesso. Além disso, a direção com assistência elétrica tem um novo acerto, ligeiramente mais pesado.
O compacto da Citroën ainda é muito leve, pesando apenas 1.115 kg (vazio). Com 130 cv no motor Turbo 200, o C3 You! oferece uma boa relação peso/potência de 8,5 cv/kg. Segundo a fabricante, esse valor é o mais alto entre os compactos nacionais. Ao volante do carro, esse atributo entrega respostas rápidas da direção e alta disposição para acelerações e retomadas.
A transmissão automática do novo C3, embora CVT, oferece um bom desempenho, especialmente em combinação com o Turbo 200. Ela mantém o motor em baixa rotação, evitando o aumento de ruído, característica comum em câmbios CVT antigos. Além disso, responde prontamente ao acelerador e permite trocas manuais, principalmente em reduções para otimizar o uso do freio motor.
Preço competitivo no segmento
O C3 You! é um carro divertido de guiar e oferece um interessante pacote de equipamentos e comodidades. O motor turbo mais potente e o câmbio CVT tornaram o C3 mais versátil. Ou seja, é um veículo ágil e mais confortável para circular na cidade, e também é mais preparado para rodar em estradas, com potência de sobra para realizar ultrapassagens em segurança.
Embora ainda mantenha suas limitações de espaço interno na cabine, o “foguetinho” da Citroën desponta como o primeiro colocado no mercado nacional em diversos pontos de performance. É o mais rápido, o mais potente e tem a melhor relação peso/potência da categoria. Pra fechar, é também o carro com motor turbo mais barato do Brasil, com preço de lançamento de R$ 95.990.
Prós – Conjunto mecânico
O motor Turbo 200 e o câmbio CVT da Stellantis funcionam muito bem no C3 You!, que ainda é muito leve. Essa combinação entrega boa performance de aceleração e em retomadas.
Contras – Adereços visuais
O C3 You! é oferecido apenas em três opções de cores, todas com o teto preto. Além disso, tem adereços visual que podem desagradar alguns.
Ficha técnica
Citroën C3 You!
Motor: 1.0 litro, três cilindros, turbo, injeção direta, flex
Potência: 125 cv/130 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 mkgf a 1.750
Câmbio: automático CVT, sete marchas simuladas
Comprimento: 3.981 mm
Largura: 1.734 mm
Altura: 1.587 mm
Distância entre eixos: 2.540 mm
Porta malas: 315 litros (VDA)
Peso: 1.115 kg
Preço: R$ 95.990
O Jornal do Carro também está no Instagram!