A vida do Citroën C4 Cactus no Brasil vai lentamente chegando ao fim. Embora a Stellantis afirme que o modelo segue comercializado, e ainda seja possível achar e montar um exemplar no site da marca, o clima é de despedida. Em recente visita à fábrica da marca em Porto Real (RJ), vimos poucas unidades em produção, por exemplo.
Durante a visita, pudemos notar várias unidades de C3, C3 Aircross e o novo Citroën Basalt, cujo lançamento acontece em breve, mas poucos C4 Cactus na linha de montagem. Ainda assim, o modelo figura em fotos oficiais como um dos modelos montados na planta do Sul Fluminense, ao lado dos modelos da linha C-CUBED.
Contudo, ainda é possível encontrar modelos em concessionárias da marca, alguns com preço reduzido, por exemplo. Também existe a possibilidade dele não estar mais em exibição no showroom, cuja obtenção acontece apenas por pedido especial à fábrica. Seja como for, o C4 Cactus está lentamente dando espaço ao Basalt na linha Citroën.
Citroën C4 Cactus produzido em Porto Real (RJ) pode suprir mercado externo
Uma razão para se encontrar unidades na fábrica durante a visita seria a possibilidade de produção do modelo para outros mercados, por exemplo. Assim como o conjunto aspirado 1.6 EC5, já descontinuado no Brasil, mas ainda em produção para exportação, o C4 Cactus pode seguir em produção no País visando os mercados argentino, paraguaio, colombiano e outros.
Com baixas vendas, o SUV, vendido no Brasil desde 2018 (Fase 2), tinha como trunfos o bom espaço interno, visual jovem e opção do motor 1.6 THP, com turbocompressor e injeção direta, que entrega 173 cv. Contudo, apesar das qualidades, o modelo nunca decolou nas vendas, e na Europa saiu de linha em 2020, dividindo-se em outros dois modelos, não oferecidos por aqui. Enquanto espera ceder a vez à novidade da Citroën, o C4 Cactus segue disponível no mercado brasileiro, mas não por muito tempo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!