O antigo C4 foi retirado no ano passado para escancaras as portas para o crescimento do C4 Cactus. Esperava-se que seu substituto usasse a mesma plataforma EMP2 do Peugeot 308. Mas a Citroën está planejando uma abordagem muito mais radical para a próxima geração. O que inclui uma versão puramente elétrica de seu hatchback.
No Salão do Automóvel de Paris, a CEO da Citroën, Linda Jackson, confirmou que o novo C4 está no topo da agenda da empresa. “Nós não dissemos realmente quando o hatch do segmento C vai sair. Mas dada a força desse segmento, dada a importância dele, claramente, isso vai ser uma prioridade para nós”, explicou.
Já o vice-presidente de engenharia do Grupo PSA, Gilles Le Borgne, revelou que em vez do EMP2, o próximo C4 utilizará a variante mais longa da nova plataforma CMP do grupo. “Temos um programa muito importante sobre o segmento C baseado na CMP, o C4 de próxima geração, por exemplo”, disse Le Borgne. Ele também confirmou que um C4 totalmente elétrico usando a variante e-CMP da plataforma está planejado.
Continua depois do anúncioBaterias poderão ser maiores no C4
Inicialmente, a PSA anunciou que o e-CMP suportaria baterias de até 50 kWh em seus EVs. No entanto, Le Borgne insinuou que isso abriria a possibilidade de um pouco mais de capacidade da bateria para o novo C4 elétrico em um carro de maior distância entre eixos, ainda no e-CMP. Isso, em essência, tornaria o novo C4 rival do Volkswagen ID.