Citroën DS completa 60 anos

Lançado em 6 de outubro de 1955, modelo foi considerado vanguardista

Por 07 de out, 2015 · 3m de leitura.

O Citroën DS completou 60 anos. O modelo foi apresentado no dia 6 de outubro de 1955, no Salão do Automóvel de Paris, e fez sucesso instantâneo. No dia de lançamento, teve 12.000 unidades comercializadas. Dez dias depois, no final do Salão, o total chegou a 80.000 DS vendidos.

A razão do êxito foram os avanços que o carro trazia, tanto em termos de visual como em termos de tecnologia.

Quando surgiu, o DS parecia ter chegado de outro mundo. Além do visual futurista, trazia inovações técnicas que proporcionavam muito conforto, como a suspensão hidropneumática de altura variável. Além disso, havia também freios a discos.


Em 1967, dois anos após o lançamento, o DS trouxe faróis direcionais, que acompanham a direção das rodas. Em 1969, o modelo veio com injeção eletrônica de combustível.

Além da França, ele foi produzido na Bélgica, no Reino Unido, em Portugal e na África do Sul, e exportado a destinos tão variados como Austrália e Estados Unidos.

A produção do modelo original durou até 1975. Mas, em 2014, a Citroën criou a marca DS, para dar continuidade à história do modelo.


Com ela, a empresa pretendeu recriar a aura de luxo e vanguarda do DS. Atualmente, no Brasil a linha DS está representada pelos modelos DS3, DS4 e DS5.