A Citroën do Brasil celebrou nesta quinta-feira o marco de 50 mil fãs no Facebook. O número coloca a marca como a mais popular montadora do País na maior rede social da internet. Em segundo lugar aparece a Peugeot, com 23,6 mil, seguida pela Ford, com 22 mil.
O levantamento foi feito pela agência AutoData. Impressiona o baixo número de fãs das maiores montadoras do País. Líder de vendas, a Fiat tem apenas 1,4 mil seguidores.
Situação pior é a da Chevrolet. Com 317 fãs, ela é última colocado no ranking das marcas que têm páginas oficiais no Facebook. Já na lista de vendas de veículos, é terceira.
De acordo com a Citroën, os 50 mil fãs aderiram à página da fabricante de forma espontânea. O grupo é formado por potenciais consumidores ou pessoas que já são clientes da marca.
“O Facebook trouxe um nível de interatividade e, portanto, de proximidade, nunca antes experimentado e que não é oferecido por nenhum outro tipo de mídia”, disse o gerente de Publicidade e Propaganda da Citroën, Alexander Greif, à agência Autodata.
Coordenador de Marketing e um dos responsáveis pela área de interatividade da fabricante, Marcel Buainain acredita que o sucesso da página veio pelo fato de ela expor também assuntos não relacionados a automóveis, como arte, gastronomia, eventos, cinema e música. “Nossas redes sociais abordam muito pouco sobre os produtos das montadoras”.
Abaixo, veja o ranking das montadoras mais populares do Facebook*:
1 – Citroën – 50 mil seguidores
2 – Peugeot – 23,6 mil
3 – Ford – 22 mil
4 – Renault – 13 mil
5 – Volkswagen – 4,1 mil
6 – Mitsubishi – 2,6 mil
7 – Nissan – 1,6 mil
8 – Fiat – 1,4 mil
9 – Mercedes-Benz – 1,3 mil
10 – Audi – 1 mil
11 – Chevrolet – 317
FONTE: AUTODATA
*APENAS MONTADORAS QUE TÊM PÁGINAS OFICIAIS NO FACEBOOK