A Citroën começou a preparar seu novo hatch médio e já disparou que o substituto do C4 Cactus perderá o sobrenome conhecido. A mudança surpreende, já que o modelo é um dos carros mais vendidos da marca no mundo.
A confirmação do fim do Cactus foi dada pelo próprio chefe de produto da Citroën, Xavier Peugeot. Em entrevista à revista inglesa Top Gear, Peugeot afirmou que o Citroën C4 Cactus chegará ao fim e que o novo carro irá substituí-lo.
A novidade poderá representar o retorno de um C4 hatch com ares mais convencionais. A Peugeot também está trabalhando em mudanças para o 308, projeto que deverá originar o novo hatch médio da Citroën. O atual 308, que não chegou a ser vendido no Brasil, está no mercado desde 2013 e precisa de uma nova geração para acompanhar a concorrência.
Recentemente, a Ford revelou um novo Focus e a Renault tem um Megane renovado a caminho. A Volkswagen também está para lançar a oitava geração do Golf.
No entanto, o executivo não chegou a dar nenhuma data para o lançamento do novo carro. Ainda assim, dada a veemência das declarações, o C4 Cactus não deverá ter sobrevida muito longa.
C4 pode marcar volta aos EUA
Além disso, o modelo ainda poderá cruzar o Oceano Atlântico e marcar a volta da Citroën ao mercado norte-americano. A Peugeot já confirmou que irá retornar aos Estados Unidos na próxima década e o C4 poderá levar a Citroën junto.
O Cactus é o lançamento mais recente da Citroën no Brasil e foi posicionado junto aos SUVs compactos, a despeito de sua classificação como hatch na Europa. O modelo é produzido na fábrica da marca em Porto Real (RJ). O primeiro C4 Cactus foi lançado na Europa em 2014.
A PSA do Brasil divulgou uma nota oficial sobre a notícia do fim do C4 Cactus:
“Desenvolvido na América Latina especificamente para atender aos desejos dos consumidores locais, o SUV Citroën C4 Cactus conquistou o mercado e inúmeros prêmios junto à imprensa especializada desde o seu lançamento, há menos de um ano. Por isso, seria completamente prematuro discutir a descontinuidade de um projeto que revolucionou o seu segmento no mercado nacional ao oferecer um utilitário esportivo completo, com uma série de inovações tecnológicas. Também vale reforçar que o modelo latino-americano é inteiramente independente da versão comercializada na Europa e, portanto, seguem trajetórias diferentes. Assim, a Citroën garante que o SUV C4 Cactus terá vida longa na região.
*Atualizado às 15:18