Civic 1.5 turbo é mais rápido que antigo Si

Comparação mostra a nova geração do sedã com motor turbo vencendo a esportiva e aspirada em acelerações

Por 19 de jan, 2016 · 3m de leitura.
Na imagem, Civic turbo abrindo vantagem do Si aspirado

Dizem que não há substituto para um motor maior e que ele sempre vencerá. Bem, os propulsores turboalimentados e de menor deslocamento querem provar que isso não é verdade.

Nesse vídeo da Hondata, empresa que faz modificações e cria kits de desempenho para modelos da Honda, um Civic da nova e décima geração, com motor 1.5 turbo de 174 cv e 22,4 mkgf, encara a versão esportiva Si da geração anterior, que é impulsionada por um 2.4 de 205 cv e 24 mkgf, e leva a melhor.


Em velocidades permitidas em autoestradas norte-americnas, eles fazem a aceleração partindo do zero e também partindo de 80 km/h em terceira marcha, simulando uma ultrapassagem. Em ambos os momentos, o novo Civic supera o antigo esportivo.

Isso pode ser explicado pela diferença na rotação que é entregue potência e torque dos motores. No 1.5 turbo, ambos chegam antes, a 6.500 rpm e a partir de 1.500 rpm, respectivamente. Já no 2.4 aspirado do Si, os números surgem a 7.000 rpm e a 4.400 rpm.

Mas quem deseja a versão esportiva não tem com o que se preocupar, a próxima geração Si terá um motor 2.0 turbo, o mesmo que no Type-R gera 310 cv, mas com redução de potência para a casa dos 230 cv.



BÔNUS: Veja mais imagens da nova geração do Civic que chega ao Brasil no segundo semestre