
Dizem que não há substituto para um motor maior e que ele sempre vencerá. Bem, os propulsores turboalimentados e de menor deslocamento querem provar que isso não é verdade.
Nesse vídeo da Hondata, empresa que faz modificações e cria kits de desempenho para modelos da Honda, um Civic da nova e décima geração, com motor 1.5 turbo de 174 cv e 22,4 mkgf, encara a versão esportiva Si da geração anterior, que é impulsionada por um 2.4 de 205 cv e 24 mkgf, e leva a melhor.
Em velocidades permitidas em autoestradas norte-americnas, eles fazem a aceleração partindo do zero e também partindo de 80 km/h em terceira marcha, simulando uma ultrapassagem. Em ambos os momentos, o novo Civic supera o antigo esportivo.
Isso pode ser explicado pela diferença na rotação que é entregue potência e torque dos motores. No 1.5 turbo, ambos chegam antes, a 6.500 rpm e a partir de 1.500 rpm, respectivamente. Já no 2.4 aspirado do Si, os números surgem a 7.000 rpm e a 4.400 rpm.
Mas quem deseja a versão esportiva não tem com o que se preocupar, a próxima geração Si terá um motor 2.0 turbo, o mesmo que no Type-R gera 310 cv, mas com redução de potência para a casa dos 230 cv.
BÔNUS: Veja mais imagens da nova geração do Civic que chega ao Brasil no segundo semestre
Honda Civic
Honda Civic brasileiro - versão Touring
Honda Civic
Honda Civic brasileiro - versão Sport
Honda Civic
Honda Civic brasileiro - versão EX
Honda Civic
Honda Civic brasileiro - versão Touring
Honda Civic
Versão EX
Honda Civic
Honda Civic brasileiro - versão Touring
Honda Civic
Honda Civic brasileiro
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic Sedan
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
Honda Civic 2016
6ª Geração - 1997
Modelo da 6ª geração passou a ser fabricado em Indaiatuba (SP) em 1997
7ª Geração - 2001
Com motor 1.7 de 115 cv ou 130 cv na opção de topo, EX, ainda tinha visual “careta”. Foi o primeiro a ter assoalho traseiro plano, primazia no segmento.
8ª Geração - 2006
Com “cara” esportiva, painel em dois níveis e motor 1.8 de 140 cv, rompeu todos os paradigmas de estilo. E virou o “queridinho” do segmento no Brasil.
9ª Geração - 2011
Com linhas menos marcantes, motor 2.0 flexível e suspensão ajustada para o conforto, ficou alinhado com rivais. Isso ampliou o leque de interessados