
Depois de perder vendas e ver o Toyota Corolla tomar a dianteira no mercado de sedãs médios em maio, a Honda resolveu agir e mexer no Civic. O modelo ganhou uma discreta reestilização na linha 2015, por enquanto apenas para a versão LXR 2.0, a mais vendida da gama. A mais simples LXS, com motor 1.8, manteve o visual de 2014, mas ganhou o sistema FlexOne, que dispensa o tanquinho auxiliar da partida a frio. Já a topo EXR deve chegar à linha 2015 apenas no fim do ano.
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++ Honda City só com câmbio automático
As mudanças no LXR se resumem a uma dianteira renovada, que manteve o parachoque antigo, mas com um filete cromado na entrada de ar inferior e novos faróis de neblina. Além deles, são novas as rodas de 17 polegadas, calçadas em pneus 205/50. Dentro, o painel ficou escuro na parte alta e os botões do volante ganharam pequenos aros cromados. A traseira se manteve inalterada.
Os motores também continuam os mesmos. A versão de entrada, LXS, segue com o 1.8 de 140 cv, acoplado ao câmbio manual ou automático, ambos de cinco marchas. Já o LXR atinge 155 cv e vem apenas com a transmissão automática.
AO VOLANTE
Com mudanças apenas estéticas, o Civic não teve nenhuma alteração no conjunto propulsor, apenas as rodas maiores no LXR deixaram o modelo mais firme nas curvas, sem, no entanto comprometer o conforto de rodagem. A direção tem relação bem direta e deixa o Civic bem esperto nas mudanças de trajetória.
O motor 2.0 consegue dar um desempenho digno ao sedã, ainda que ele não seja propriamente esportivo. Câmbio e motor trabalham bem juntos e a transmissão se vira bem com as cinco marchas disponíveis. As trocas são bem suaves e as marchas bem escalonadas – apenas a quinta é bastante longa, boa para diminuir rotações e consumo na estrada, mas que acaba tirando um pouco da agilidade do sedã em velocidades mais altas.
O interior continua confortável, e com um ar simples, mas funcional, com comandos grandes e bem posicionados. O tom mais escuro ajuda a dar impressão de mais requinte, quebrado apenas pelo plástico rígido em excesso na cabine.