A Honda pela primeira vez instalou um motor turbo na versão intermediária do Civic, o Si. Nele, o motor 1.5 turbo foi calibrado para entregar 205 cv e 26,5 mkgf, mais do que os 173 cv e 22,4 mkgf da versão normal do sedã e números bons.
Contudo, a Hondata, empresa especializada em criar kits e chips personalizados para a modelos da Honda acabou de pegar um Civic convencional e deixá-lo mais potente que a versão Si.
Entre as modificações necessárias estão o aumento da pressão em 9 psi do turbo e algumas recalibragens na central eletrônica. Isso resultou em números finais de 35 cv e 8,3 mkgf extras no virabrequim, o que deixou esse Civic normal 20 cv e 8,5 mkgf mais potente que o Si. Isso na versão manual, que não é oferecida no Brasil.
O ajuste para a versão equipada com câmbio automático do tipo CVT foi mais leve e teve aumento de pressão entre 3 e 6 psi na turbina, com números finais de 214 cv e 30,4 mkgf.
O sistema está passando por aprovação da agência de meio ambiente da Califórnia, mas já pode ser adquirido nas revendas por US$ 350 ou se o consumidor quiser o opcional que permite retornar o carro ao ajuste original facilmente, ele custa US$ 695.