RAFAELA BORGES
FOTOS: SERGIO CASTRO/AE E DIVULGAÇÃO
O Honda Civic foi o sedã médio mais vendido em agosto. Teve 6.239 emplacamentos e ultrapassou o Corolla, líder do segmento desde 2009, pela segunda vez no ano – a primeira foi em junho. O Toyota somou 4.620 exemplares comercializados no mesmo período.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Não foi só o Civic que deixou o Corolla para trás. O modelo ficou em terceiro lugar no segmento, pois também foi ultrapassado pelo Chevrolet Cruze, que teve 4.800 emplacamentos. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias.
A liderança no acumulado de janeiro a agosto ainda é do Corolla, mas o Civic ganha força na briga pela retomada do primeiro lugar, que ocupava até 2008. Nas demais posições, não houve novidade em agosto. O VW Jetta continua em quarto lugar, seguido por Renault Fluence.
Entre os dez modelos mais vendidos, não houve nenhuma alteração de posições, ao contrário do que ocorreu do 10º ao 20º colocados. Neste grupo, os destaques são o Agile e o Punto.
O hatch Chevrolet, que não teve novidades nos últimos meses, surpreendeu. Passou do 16º lugar em julho para o 12º em agosto, mês em que registrou 6.257 emplacamentos.
O Fiat, por sua vez, passou por mudança de estilo e ganhou equipamentos no fim de julho. Isso elevou sua posição no ranking de agosto para o 14º lugar, ante o 23º do mês anterior. Foram vendidos 6.154 exemplares.
O novato Chevrolet Spin, sucessor de Meriva e Zafira, também se destacou no mês passado. Em seu primeiro mês cheio de vendas, registrou 4.503 unidades vendidas e ficou em segundo lugar no segmento de monovolumes. A primeira posição é do Honda Fit (4.808) e a terceira, do Fiat Idea (3.501).