O evento Clássicos Brasil 2015, que ocorre na Hípica Santo Amaro, em São Paulo é voltado para os carros antigos nacionais. Com entrada a R$ 25, fica aberto neste domingo, 25, último dia da mostra, das 8h às 18h.
A primeira edição tem expectativa de receber 5 mil pessoas e quer ter mais expositores e visitantes em 2016, quando já está confirmada para ocorrer novamente. O evento é também um tributo a Fábio Streinbruch, um dos maiores colecionadores de carros nacionais e que morreu dois anos atrás. Da coleção que é mantida pela família estão no evento o Brazinca Uirapuru, Dodge SE, Gordini 1093, Simca Presidence e Volkswagen SP2.
Divido em ilhas, o evento agrupou grandes paixões nacionais, como Ford Maverick, Volkswagen Fusca e seus derivados, os Dodge, Willys Interlagos, Pumas, entre outros. Há também espaço para venda de veículos e o tradicional “mercado de pulgas”, onde é possível comprar e trocar peças de antigos e outros artigos datados. Pensando no futuro, os organizadores destacaram um espaço aos “futuros clássicos”, onde há modelos como os Chevrolet Kadett e Vectra GSI e o Monza, Volkswagen Gol GT e Ford Escort XR3, que já começam a ser tratados parte da história automotiva nacional.
O grande destaque do evento é o Monarca, que é considerado o primeiro fora-de-serie nacional. Criado em 1954, por Oliviero Monarca, o modelo teria mecânica de um Porsche 356 Speedster que foi destruído em uma corrida e plataforma Volkswagen. Até onde se sabe, este é o único exemplar existente do modelo.
Há ainda outros modelo nacionais como o Moldex, que foi apresentado no Salão do Automóvel de 1961 como o primeiro fora-de-serie nacional em fibra de vidro. Ele foi criado para utilizar mecânica DKW, mas depois passou por uma adaptação para utilizar mecânica VW com câmbio no assoalho.
Outro projeto brasileiro é o Aruanda, criado pelo arquiteto Ari Rocha e premiado no Salão do Automóvel de 1964. Ele foi criado como uma proposta de carro de baixa emissão de poluentes. O motor original era um dois cilindros de 380 cm³ de moto, herdado de uma MV Agusta, que gerava 10 cv.
Projetos que também se destacam é o Brasília Esporte 1961, que foi construído pela Fábrica de Carrocerias Esporte Ltda. Eram apenas oito unidades e além de ser oferecido com teto rígido e uma capota de lona removíveis, podia ser totalmente personalizado, desde a lanterna traseira, até a grade do motor.
O Shark é um esportivo que foi apresentado em setembro de 1970, como sendo um novo esportivo nacional, mas na verdade ele era o carro vendido nos EUA como Avenger GT-15, um kit de fibra de vidro que qualquer um poderia comprar. Das poucas unidades produzidas no Brasil, todas foram moldadas sob a original que veio que foi importada.
Serviço
Onde: Clube Hípico de Santo Amaro -Rua Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro – SP
Preço: 25,00
Horário: Domingo das 8h às 18h
Estacionamento: R$ 20,00