
A Latin NCAP, organização não governamental que realiza testes de segurança com carros de passeio vendidos na América Latina, retirou as três estrelas que o Renault Clio tinha no quesito proteção de adultos.
O motivo da mudança na avaliação do modelo é que na linha de produção que a Renault mantém na Colômbia, o compacto é produzido sem air bag para passageiro e não tem o item nem como um equipamento opcional. Após o teste com essa versão em 2013, no qual o modelo foi avaliado com zero estrela, a Renault havia se comprometido a instalar o dispositivo.
Após a promessa da fabricante, a Latin NCAP voltou a avaliar o modelo, mas em sua versão feita na Argentina, que traz de série air bag para motorista e passageiro, atingindo três estrelas de cinco possíveis. É dessa linha de produção que vem o Clio que abastece o mercado brasileiro. Como a fabricante não cumpriu o prometido, o Clio agora foi rebaixado.
Em nova nota, a Renault colombiana se comprometeu a começar oferecer o Clio com o dispositivo a partir de fevereiro de 2016, mas até lá o Latin NCAP diz que manterá o rebaixamento do modelo para proteção dos ocupantes adultos.
A Renault do Brasil afirma que não há alteração no Clio vendido no Brasil. O modelo continua sendo produzido na Argentina e traz de série airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS, cumprindo as exigências do mercado brasileiro.
*Atualizado às 15:20