Você está lendo...
CNH Social passa por primeira aprovação na Câmara dos Deputados
Notícias

CNH Social passa por primeira aprovação na Câmara dos Deputados

Projeto de lei que regulamenta CNH Social permitirá cidadãos de baixa renda conseguirem obter documento sem custo

Redação

04 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

cnh social
CNH Social não terá custo para candidato
Crédito:Foto: Evelson de Freitas/Estadão
cnh social

O projeto que regulamenta a CNH Social foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. A ideia é que cidadãos de baixa renda ou desempregados há mais de um ano consigam obter o documento sem custo. O texto original do projeto de lei 8837/17 é do ex-deputado Carlos Souza, mas foi substituído pelo redigido pelo deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). Hugo é presidente da Comissão.

O novo texto definiu que a Fundação Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset) pagará pela CNH Social. Também definiu que o benefício servirá apenas para obtenção da primeira via do documento. Os motoristas não poderão renová-lo sem custo. Segundo o deputado Hugo Leal, a primeira habilitação deverá dar ao motorista condições de conseguir um emprego mais facilmente. Isso permitirá que o condutor não precise do programa social para renovar o documento.

Quem se interessar em tentar a CNH Social precisará estar inscrito no Cadastro Único do Governo (CadÚnico). Isso comprovará que o cidadão não tem renda suficiente para conseguir tirar a CNH pelas vias convencionais. Todo o custo será coberto pelo programa, incluindo aulas teóricas, práticas e pagamento de tributos. As aulas serão ministradas em empresas públicas e privadas por meio de parcerias com estados e municípios.

Publicidade


Aprovações à frente

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelas Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Depois, será votado pelo plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado e finalmente a sanção presidencial.

Deixe sua opinião