Legislação

CNH vencida na pandemia pode ser renovada por aplicativo no celular

Prazo de validade da CNH continua suspenso em São Paulo, mas renovação já pode ser feita no portal do Detran e também no app do Poupatempo

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

16 de ago, 2021 · 5 minutos de leitura.

cnh digital" >
Motorista poderá usar celular para portar CNH
Crédito:Um código de verificação ou o QR-Code são as únicas coisas necessárias para validar a certidão da CNH/Foto: Denatran
cnh digital

Durante a pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, por tempo indeterminado, a validade da CNH com vencimento a partir de março de 2020, em São Paulo. Entretanto, agora, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação pode ser feita também pelo aplicativo do Poupatempo no celular.

O Jornal do Carro acompanha as mudanças em relação à validade da CNH desde o início da pandemia. Entretanto, mesmo sem data prevista de volta, é recomendável garantir a regularização o quanto antes. Ou seja, o cidadão pode solicitar a renovação no portal da empresa ou no app Poupatempo Digital, disponível para Android e iOS.

CNH
Imagem/Divulgação

Segundo a Prefeitura de São Paulo, cerca de 2 milhões de pessoas já deram início ao processo de renovação da carteira de motorista. Destes, 1,6 milhão de cadastros foram feitos de forma totalmente online. De acordo com o diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, Murilo Macedo, não compensa deixar a renovação para última hora.

"Os prazos de serviços de trânsito ainda estão suspensos no estado de São Paulo, mas por tempo indeterminado. Por isso, os condutores devem aproveitar esse momento para colocar a documentação em dia, incluindo a CNH. É tudo feito de maneira rápida, simples e sem burocracia", orienta Macedo.

Vale dizer que os únicos serviços sendo feitos de modo presencial são os de RG e os do órgão estadual de trânsito.



Como fazer a renovação online?

Renovar o documento é muito simples. Em primeiro lugar, no portal ou no aplicativo, é necessário acessar a opção "Renovação de CNH". Após cumprir as etapas, o cidadão realiza um exame médico em uma clínica credenciada e indicada pelo site.

É importante lembrar que o motorista que tem ou precise solicitar o EAR, ou seja, que "exerce profissão remunerada", também deve realizar uma avaliação psicológica.

Logo depois, com a aprovação, é necessário pagar a taxa da emissão da CNH. Assim, o Denatran entra em contato com as orientações para acessar a carteira digital. O recebimento da carteira física é feito através dos Correios no endereço de cadastro.

CNH digital dispensa a de papel

Vale lembrar que a CNH física (impressa em papel moeda) já não tem mais porte obrigatório para quem utiliza a sua versão digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app surgiu em 2019 ainda com poucos recursos.

Dentre eles, alertava o vencimento da CNH e permitia consultar multas e informação sobre recalls. Contudo, em apenas um ano, ganhou novas funções. Agora, permite, por exemplo, pagar multas com até 40% de desconto. Ou indicar o principal condutor de um veículo, para que as infrações sejam direcionadas para ele e não para o proprietário.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Continua depois do anúncio