Tião Oliveira
Segundo a lenda, Eldorado é uma cidade perdida feita de ouro. Encontramos, no interior do Estado, um tesouro que, embora não seja feito do precioso metal, provoca espanto pela variedade em principalmente, qualidade: uma coleção com todos os Cadillac Eldorado conversíveis feitos entre os anos 50 e 60.
O acervo, amealhado ao longo de três décadas por um empresário que prefere ficar no anonimato, teve início com um outro Chevrolet. “O primeiro foi um Impala 61 conversível igual ao que meu pai teve quando eu era garoto. Ele diz que aquele foi o melhor carro de sua vida”, conta.
Há mais clássicos “diferentes” na recheada garagem, como Corvette, Pontiac Firebird 400, Romi-Isetta e um Packard 1930, todos impecáveis. Um dos modelos mais emblemáticos da coleção, aliás, não tem capota retrátil.
Trata-se do Cadillac 1968 Fleetwood Limusine Série 75 que levava o então embaixador dos EUA, Charles Elbrick, no dia 4 de setembro de 1969, uma quinta-feira, quando ele foi sequestrado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, por um grupo do qual participavam o ex-deputado federal Fernando Gabeira e o jornalista Franklin Martins.
Encontramos o carro na oficina montada exclusivamente para cuidar da coleção. “Ele está com “uns vazamentos”, diz o empresário. Confira detalhes de algumas das joias do acervo:
Fleetwood Limusine Série 75
Feita em 1968, tem motor V8 de 380 cv e levava o embaixador dos EUA, Charles Elbrick, quando ele foi sequestrado, no Rio de Janeiro, em 1969.
1956
Versão conversível passa a se chamar Biarritz. Nova mudança visual na dianteira inclui grade e para-choque, que ganha piscas na parte inferior.
1954
Da segunda geração, tem motor V8 de 212 cv e câmbio automático de quatro marchas. Passou a ter o monograma da marca nas portas.
1955
Sem mudanças mecânicas em relação ao modelo 1954, ganhou alguns retoques no visual, como grade, para-choque e piscas redesenhados.
Gênese
Impala conversível 1961, comprado pelo empresário há três décadas para presentear seu pai, iniciou coleção que soma mais de 15 clássicos.
1959
Com 3,3 metros de entre-eixos, tem motor V8 6.4 de 350 cv, lanternas duplas na traseira, que lembram foguetes, e o mítico “rabo de peixe”.
1963
Com carroceria igual à da versão 1961, que foi reestilizada (incluindo as lanternas traseiras), Caddy traz novos freios e motor V8 de 330 cv.