05/10/2011 - 4 minutos de leitura.

Com alta do IPI, começa a faltar importado

A corrida de consumidores às concessionárias de modelos importados atrás das últimas unidades antes do aumento do IPI esgotou o estoque de algumas delas. Desde o anúncio da medida a maioria das importadoras deixou de faturar novos veículos

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

MILENE RIOS

A corrida de consumidores às concessionárias de modelos importados atrás das últimas unidades antes do aumento do IPI esgotou o estoque de algumas delas. Desde o anúncio da medida que elevou o imposto para carros estrangeiros em 30 pontos porcentuais a maioria das importadoras deixou de faturar novos veículos.

Das 15 revendas consultadas pela reportagem (BMW, Chery, Effa, Hyundai, Jac e Kia), as quatro desta última são as mais afetadas. Na Autostar, da zona sul, por exemplo, não há mais Picanto, Cerato e Sportage. “Restaram apenas alguns Soul”, disse um vendedor. Na Comart, no centro, há apenas um Cerato no estoque. “Houve uma enorme procura e não havia como atender. Não sabemos quando os carros voltarão a ser entregues e por qual preço”, desabafou um concessionário.

Continua depois do anúncio

A questão foi agravada pelo avanço das vendas da Kia no País, que somaram 9.054 unidades em setembro, uma alta de 32,9% ante agosto. A média mensal de emplacamentos é de 6,5 mil veículos.

Por meio de nota a empresa informa que tem 4.200 veículos em estoque no País, que serão vendidos pela tabela antiga. Para o próximo faturamento, que está previsto para ocorrer na semana que vem, haverá reajustes.

Segundo o presidente da associação dos distribuidores Kia, Rubens Carvalho, a marca está procurando uma solução que atenda tanto a rede quanto a importadora e a fabricante.


Também faltam produtos em autorizados da BMW e Hyundai. Na loja da marca alemã na Vila Maria, zona norte, há apenas duas unidades do X1, modelo mais vendido da empresa no País.

Nas revendas Hyundai, o recém-lançado Veloster está praticamente esgotado. “Das 1600 unidades que vieram, há apenas 60 para a cidade de São Paulo”, disse um vendedor da autorizada do Ipiranga, na zona sul. “Não temos nenhum e a espera é de 30 dias.”

Das chinesas Chery, Effa e Jac ainda há bom estoque nas lojas. :: Colaborou: Belisa Frangione


Notícias relacionadas

Notícias

BYD Ocean-M é conceito que antecipa hatch elétrico esportivo

Notícias

Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB

Notícias

Audi Q7 e Q8 PHEV ganham mais potência para 2024

Mercado

Nissan faz promoção e quer vender 250 Frontier na Agrishow

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Ver agora