MILENE RIOS
A corrida de consumidores às concessionárias de modelos importados atrás das últimas unidades antes do aumento do IPI esgotou o estoque de algumas delas. Desde o anúncio da medida que elevou o imposto para carros estrangeiros em 30 pontos porcentuais a maioria das importadoras deixou de faturar novos veículos.
Das 15 revendas consultadas pela reportagem (BMW, Chery, Effa, Hyundai, Jac e Kia), as quatro desta última são as mais afetadas. Na Autostar, da zona sul, por exemplo, não há mais Picanto, Cerato e Sportage. “Restaram apenas alguns Soul”, disse um vendedor. Na Comart, no centro, há apenas um Cerato no estoque. “Houve uma enorme procura e não havia como atender. Não sabemos quando os carros voltarão a ser entregues e por qual preço”, desabafou um concessionário.
Continua depois do anúncioA questão foi agravada pelo avanço das vendas da Kia no País, que somaram 9.054 unidades em setembro, uma alta de 32,9% ante agosto. A média mensal de emplacamentos é de 6,5 mil veículos.
Por meio de nota a empresa informa que tem 4.200 veículos em estoque no País, que serão vendidos pela tabela antiga. Para o próximo faturamento, que está previsto para ocorrer na semana que vem, haverá reajustes.
Segundo o presidente da associação dos distribuidores Kia, Rubens Carvalho, a marca está procurando uma solução que atenda tanto a rede quanto a importadora e a fabricante.
Também faltam produtos em autorizados da BMW e Hyundai. Na loja da marca alemã na Vila Maria, zona norte, há apenas duas unidades do X1, modelo mais vendido da empresa no País.
Nas revendas Hyundai, o recém-lançado Veloster está praticamente esgotado. “Das 1600 unidades que vieram, há apenas 60 para a cidade de São Paulo”, disse um vendedor da autorizada do Ipiranga, na zona sul. “Não temos nenhum e a espera é de 30 dias.”
Das chinesas Chery, Effa e Jac ainda há bom estoque nas lojas. :: Colaborou: Belisa Frangione