A partir do próximo sábado (1o), o preço da gasolina vai subir R$ 0,10 por litro devido ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desse modo, a média nacional para o valor do combustível vai passar de R$ 6,19 para R$ 6,29 por litro (+1,3%). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro também terá elevação de 0,08 ponto percentual. Isso significa que ficará mais difícil para o Banco Central controlar a inflação.
Além disso, o diesel também terá aumento de R$ 0,06 por litro, chegando a uma média nacional de R$ 6,23 (+1%). O motivo para esses reajustes é por conta do aumento no valor do biodiesel e dos custos de importação. De acordo com a Petrobras, o preço do diesel está defasado em relação às cotações internacionais, já que permanece sem alterações desde o final de 2023. Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para ajudar o motorista a economizar combustível para que esses aumentos não comprometam o orçamento. Confira a seguir.
Cuidados para economizar gasolina
Para o consumidor, é difícil driblar os altos preços dos combustíveis. Assim, a saída é tomar algumas medidas preventivas. Entre elas, a manutenção adequada do veículo e o estilo de condução mais sensato, sem acelerações bruscas, por exemplo.
Antes de qualquer coisa, fique de olho no combustível que está comprando. Preste atenção na qualidade da gasolina que coloca no tanque do carro. Quanto melhor é, mais alto será o rendimento do motor. Não há necessidade de usar combustível aditivada. Basta que ele não seja “batizado”, e, portanto, ofereça a qualidade exigida pela ANP.
Mecânica vs. consumo de combustível
Outra dica é encher os pneus. Quanto mais murchos, maior o atrito com o piso, e, assim, maior o esforço do motor. Mantenha a calibragem dos pneus em dia e verifique, de preferência, semanalmente. E a checagem deve ser feita sempre com os pneus frios.
Ainda no sentido de prevenção, a manutenção do veículo é essencial. Isso evita situações como, por exemplo, filtro de ar sujo, que reduz a admissão de ar no motor – e o faz gastar mais. Certifique-se de que cabos e velas de ignição estejam em pleno funcionamento. Afinal, a má queima resulta em desperdício de combustível e, consequentemente, maior consumo.
Os filtros interferem na qualidade da mistura levada à câmara de combustão. Dessa forma, é preciso substituir assim que necessário. Sempre respeite os prazos indicados no manual do fabricante. Da mesma maneira, o alinhamento da direção deve ser feito a cada 10 mil km – ou se o veículo sofrer danos ou trafegar, com frequência, por vias irregulares. Rodas desalinhadas elevam o atrito e, claro, o consumo.
Sem bagagem desnecessária
Também conhecido por “peso morto“, os quilinhos extras precisam ficar de fora do carro. Nada de levar objetos de um lado para o outro sem necessidade. Afinal, peso exige maior esforço do motor. Porta-malas, de preferência, deve permanecer vazio.
Na hora de dirigir, nada de sair por aí fritando pneus, fazendo manobras bruscas e freando como se não houvesse o amanhã. Dirija tranquilamente. Isso, afinal, reverte em economia de combustível. Mantenha acelerações graduais. Antecipe-se à frenagem (aliviando o pé com antecedência), e não “estique” marchas. Realize trocas em faixas em rotação médias. Quanto maior o giro do motor, mais combustível a injeção solicita.
Por fim, nunca é demais lembrar que, pela manhã, não é necessário esperar o motor esquentar. Exceção apenas para os automóveis equipados com carburador. E, mesmo em dias de calor, evite dirigir com as janelas abertas na estrada. A ação aumenta a resistência aerodinâmica – e eleva o consumo -, por causa da corrente de ar que entra no habitáculo. Por outro lado, não abuse do ar-condicionado. O equipamento também aumenta o consumo de combustível do seu carro.
Gasolina ou etanol?
Se ainda assim não estiver satisfeito e preferir abastecer com etanol, sempre mais barato, lembre-se de fazer a conta para descobrir o que vale mais a pena. Basta uma conta simples.
Para saber se a gasolina está mais vantajosa que o etanol (ou vice-versa), divida o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Caso o resultado seja igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com o derivado do petróleo. Isso acontece porque, com a gasolina, o motorista pode ter mais autonomia com a mesma quantidade de combustível.
Na prática, se um veículo tem média de consumo de 10 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol, a gasolina será 43% mais econômica. Nesse sentido, com um tanque de 50 litros, o carro abastecido com gasolina percorrerá 500 km. Já com etanol, andará só 350 km.
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