02.09.2015 | 12:00

Com câmbio automático, carro não fica solto

Transmissões automáticas aposentam hábito de deixar o carro em ponto morto e sem freio de mão

Carro

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Câmbio do Audi S7

Deixar um carro solto – com o câmbio em ponto morto e sem o “freio de mão” acionado – em um estacionamento ainda é um hábito comum, principalmente quando as garagens estão lotadas. A solução permite que o veículo seja empurrado para liberar passagem ou espaço para outros sem necessidade de o motorista deixar a chave. Mas, com o aumento do número de modelos automáticos, a prática está mais complicada.

Neles, há mecanismos para obrigar o motorista a levar o câmbio para a posição “P” (Park, que significa estacionamento, em português) – que funciona como um segundo “freio de mão”. “A posição ‘P’é sempre mais segura”, diz o proprietário da oficina especializada Edermatic (5181-6060), na zona sul.

Conforme as montadoras, essa solução tem o objetivo de garantir a segurança. “Deixar o carro solto é perigoso. Se ele andar, pode atingir outro veículo, ou mesmo uma pessoa”, diz o gerente de treinamento da BMW, Emílio Paganoni.

Nos carros manuais, é impossível colocar um sistema que impeça o motorista de deixá-lo em ponto morto. Porém, eles estão tão suscetíveis a acidentes quanto os automáticos.

Para estes, há diversos mecanismos. Nos veículos mais simples, desligar o carro com o câmbio fora da posição “P” vai impedir o motorista de retirar a chave do contato.

Nos mais sofisticados, com chave presencial, desligar o veículo é possível, mas há outros mecanismos para impedir que o motorista o deixe engrenado ou em ponto morto. Nos Audi e VW, o carro não pode ser trancado com a alavanca fora da posição de estacionamento.

Nos modelos da alemã BMW, ao desligar o motor, o câmbio passa automaticamente à “P”. Já no mexicano Nissan Sentra, dá para deixar o carro engrenado ou em ponto morto. Porém, ele emitirá um aviso sonoro até que a alavanca seja colocada em “P”.

FIQUE LIGADO

DESNÍVEIS
Se precisar deixar o carro solto, veja se há desníveis no piso, pois eles podem induzir o movimento. Na dúvida, puxe o “freio de mão”.

FALHA DO FREIO
Se o freio de estacionamento falhar, a posição “P” do câmbio consegue segurar o carro (pois trava a transmissão) para evitar movimento.

REBOQUE
Um carro automático deve ser rebocado sempre levantando o eixo de tração. Se for traseira, por trás, e dianteira, pela frente.

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