02/09/2015 - 5 minutos de leitura.

Com câmbio automático, carro não fica solto

Transmissões automáticas aposentam hábito de deixar o carro em ponto morto e sem freio de mão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Deixar um carro solto – com o câmbio em ponto morto e sem o “freio de mão” acionado – em um estacionamento ainda é um hábito comum, principalmente quando as garagens estão lotadas. A solução permite que o veículo seja empurrado para liberar passagem ou espaço para outros sem necessidade de o motorista deixar a chave. Mas, com o aumento do número de modelos automáticos, a prática está mais complicada.

Neles, há mecanismos para obrigar o motorista a levar o câmbio para a posição “P” (Park, que significa estacionamento, em português) – que funciona como um segundo “freio de mão”. “A posição ‘P’é sempre mais segura”, diz o proprietário da oficina especializada Edermatic (5181-6060), na zona sul.

Continua depois do anúncio

Conforme as montadoras, essa solução tem o objetivo de garantir a segurança. “Deixar o carro solto é perigoso. Se ele andar, pode atingir outro veículo, ou mesmo uma pessoa”, diz o gerente de treinamento da BMW, Emílio Paganoni.

Nos carros manuais, é impossível colocar um sistema que impeça o motorista de deixá-lo em ponto morto. Porém, eles estão tão suscetíveis a acidentes quanto os automáticos.

Para estes, há diversos mecanismos. Nos veículos mais simples, desligar o carro com o câmbio fora da posição “P” vai impedir o motorista de retirar a chave do contato.


Nos mais sofisticados, com chave presencial, desligar o veículo é possível, mas há outros mecanismos para impedir que o motorista o deixe engrenado ou em ponto morto. Nos Audi e VW, o carro não pode ser trancado com a alavanca fora da posição de estacionamento.

Nos modelos da alemã BMW, ao desligar o motor, o câmbio passa automaticamente à “P”. Já no mexicano Nissan Sentra, dá para deixar o carro engrenado ou em ponto morto. Porém, ele emitirá um aviso sonoro até que a alavanca seja colocada em “P”.

FIQUE LIGADO


DESNÍVEIS
Se precisar deixar o carro solto, veja se há desníveis no piso, pois eles podem induzir o movimento. Na dúvida, puxe o “freio de mão”.

FALHA DO FREIO
Se o freio de estacionamento falhar, a posição “P” do câmbio consegue segurar o carro (pois trava a transmissão) para evitar movimento.

REBOQUE
Um carro automático deve ser rebocado sempre levantando o eixo de tração. Se for traseira, por trás, e dianteira, pela frente.


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS