LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
O Palio acaba de receber o motor 1.6 16V, de até 117 cv, na nova versão Essence. Com ele, ganhou fôlego para enfrentar o Gol 1.6, de até 104 cv. Com preço a partir de R$ 36.860, o hatch mineiro encara o paulista, com tabela de R$ 37.280. Neste comparativo, o Fiat conseguiu reverter o resultado do embate anterior, em maio de 2009, e venceu o rival Volkswagen por apenas um ponto. O principal mérito cabe ao novo propulsor, mas o Fiat também é mais equipado e custa menos.
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Ao acelerar, nem dá para perceber que o Palio é 71 kg mais pesado (1.032 kg ante 961 kg do concorrente) e que seu motor tem 16 válvulas. Agora é ele que pode se gabar dos 13 cv a mais. No confronto anterior, quando o Palio dispunha de motor 1.4 de até 86 cv na versão ELX, eram 18 cv a favor do VW. A hesitação em ganhar força é pequena e só aparece em giro baixo. Já perto de 2 mil rpm o Fiat salta à frente do VW e vai embora, deixando o rival bem para trás.
Segundo informações da fabricante, o Palio é 0,5 segundo mais rápido que o Gol na aceleração de 0 a 100 km/h (9,3 segundos ante 9,8 segundos). E isso com suavidade, um dos pontos positivos do propulsor E.torQ (da Fiat), que vibra menos que o EA111 da VW. Por ser mais potente, também há mais fôlego nas retomadas de velocidade.
Mas seu câmbio não ajuda muito e, apesar do bom escalonamento, fica devendo em precisão à caixa MQ200 da Volks. O Gol mantém a vantagem em comportamento dinâmico. É mais estável em curvas (a carroceria do Palio inclina demais) e frenagens, transmitindo mais segurança ao motorista. Sua direção, precisa, agradará os que buscam uma condução mais esportiva. O VW agora vem de série com pneus 195/55 R15, mais largos que os 185/60 R15 do Fiat e, por isso, de melhor “pegada” em curvas. A contrapartida é que custam mais que os do Palio.
O Fiat supera o VW em conforto, justamente pela suspensão macia e os bancos mais confortáveis. Os ocupantes sentem menos as vibrações do piso. E o isolamento acústico é superior. Em termos de espaço, apesar de ter o entre-eixos mais curto (são 2,37 metros ante 2,46 metros do Gol), o Fiat consegue acomodar os passageiros da mesma forma – sem muito conforto – que o Volkswagen. Mas nele os mais altos não raspam a cabeça no teto com tanta facilidade.
Se o interior do Palio já parecia antigo ante o do Gol no comparativo anterior, neste sua idade aparenta ser ainda maior. O habitáculo é conhecido há sete anos. Apesar disso, os plásticos parecem de melhor qualidade. No próximo ano o Fiat vai receber atualizações, o que deverá resolver essa questão.
A Volkswagen mexeu na lista de itens de série do Gol, para aproximá-lo do Palio. Destaque para os ajustes de altura e distância do volante (no Fiat só há de altura). Mesmo assim, o hatch mineiro continua mais equipado de fábrica, com travas e vidros dianteiros elétricos e computador de bordo, entre outros.
Nas cotações de peças de manutenção os hatches se equivalem, com alguns valores salgados para itens relevantes, como os faróis. Nas de seguro, a vantagem é do Gol, que tem apólices quase R$ 300 mais em conta. Há menos opções de cores para o Volkswagen e as metálicas custam um pouco mais caro. São R$ 1.010 no Gol, ante R$ 985 para o Fiat.