15/12/2010 - 6 minutos de leitura.

Com motor novo, Palio 1.6 vence Gol 1.6

O Palio recebeu o motor 1.6 16V, de até 117 cv, na nova versão Essence. Com ele, ganhou fôlego para enfrentar o Gol 1.6, de até 104 cv. Com preço a partir de R$ 36.860, o hatch mineiro encara o paulista, com tabela de R$ 37.280

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

O Palio acaba de receber o motor 1.6 16V, de até 117 cv, na nova versão Essence. Com ele, ganhou fôlego para enfrentar o Gol 1.6, de até 104 cv. Com preço a partir de R$ 36.860, o hatch mineiro encara o paulista, com tabela de R$ 37.280. Neste comparativo, o Fiat conseguiu reverter o resultado do embate anterior, em maio de 2009, e venceu o rival Volkswagen por apenas um ponto. O principal mérito cabe ao novo propulsor, mas o Fiat também é mais equipado e custa menos.

Confira aqui a galeria de fotos

Continua depois do anúncio

Ao acelerar, nem dá para perceber que o Palio é 71 kg mais pesado (1.032 kg ante 961 kg do concorrente) e que seu motor tem 16 válvulas. Agora é ele que pode se gabar dos 13 cv a mais. No confronto anterior, quando o Palio dispunha de motor 1.4 de até 86 cv na versão ELX, eram 18 cv a favor do VW. A hesitação em ganhar força é pequena e só aparece em giro baixo. Já perto de 2 mil rpm o Fiat salta à frente do VW e vai embora, deixando o rival bem para trás.

Segundo informações da fabricante, o Palio é 0,5 segundo mais rápido que o Gol na aceleração de 0 a 100 km/h (9,3 segundos ante 9,8 segundos). E isso com suavidade, um dos pontos positivos do propulsor E.torQ (da Fiat), que vibra menos que o EA111 da VW. Por ser mais potente, também há mais fôlego nas retomadas de velocidade.

Mas seu câmbio não ajuda muito e, apesar do bom escalonamento, fica devendo em precisão à caixa MQ200 da Volks. O Gol mantém a vantagem em comportamento dinâmico. É mais estável em curvas (a carroceria do Palio inclina demais) e frenagens, transmitindo mais segurança ao motorista. Sua direção, precisa, agradará os que buscam uma condução mais esportiva. O VW agora vem de série com pneus 195/55 R15, mais largos que os 185/60 R15 do Fiat e, por isso, de melhor “pegada” em curvas. A contrapartida é que custam mais que os do Palio.


O Fiat supera o VW em conforto, justamente pela suspensão macia e os bancos mais confortáveis. Os ocupantes sentem menos as vibrações do piso. E o isolamento acústico é superior. Em termos de espaço, apesar de ter o entre-eixos mais curto (são 2,37 metros ante 2,46 metros do Gol), o Fiat consegue acomodar os passageiros da mesma forma – sem muito conforto – que o Volkswagen. Mas nele os mais altos não raspam a cabeça no teto com tanta facilidade.

Se o interior do Palio já parecia antigo ante o do Gol no comparativo anterior, neste sua idade aparenta ser ainda maior. O habitáculo é conhecido há sete anos. Apesar disso, os plásticos parecem de melhor qualidade. No próximo ano o Fiat vai receber atualizações, o que deverá resolver essa questão.

A Volkswagen mexeu na lista de itens de série do Gol, para aproximá-lo do Palio. Destaque para os ajustes de altura e distância do volante (no Fiat só há de altura). Mesmo assim, o hatch mineiro continua mais equipado de fábrica, com travas e vidros dianteiros elétricos e computador de bordo, entre outros.


Nas cotações de peças de manutenção os hatches se equivalem, com alguns valores salgados para itens relevantes, como os faróis. Nas de seguro, a vantagem é do Gol, que tem apólices quase R$ 300 mais em conta. Há menos opções de cores para o Volkswagen e as metálicas custam um pouco mais caro. São R$ 1.010 no Gol, ante R$ 985 para o Fiat.

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS