Você está lendo...
Como organizar sua bagagem para aproveitar espaço
Notícias

Como organizar sua bagagem para aproveitar espaço

Com as férias de julho, é hora de reunir a família ou os amigos e cair na estrada. Enquanto alguns... leia mais

12 de jul, 2013 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Como organizar sua bagagem para aproveitar espaço

Com as férias de julho, é hora de reunir a família ou os amigos e cair na estrada. Enquanto alguns praticam o desapego e carregam o mínimo necessário, a maioria prefere pecar pelo excesso. Fazer as malas dá um trabalhão, e acomodá-las no carro é um desafio ainda maior. Para encaixar malas, mochilas e bolsas, é preciso aproveitar bem o espaço disponível – que pode não ser lá grande coisa, no caso dos hatches compactos. A bagagem não deve impedir o fechamento da tampa do porta-malas, nem atrapalhar a visão do motorista.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com.br/JornaldoCarro)

Mas, se para muitas pessoas a hora da arrumação é um estorvo, outras são craques no assunto e até ganham dinheiro com isso: as “personal organizers”. O Jornal do Carro convidou uma dessas profissionais, Priscila De Nichile, para dar dicas que ajudem os leitores a tirar de letra esse momento trabalhoso. Ela guardou a bagagem de uma família em um Chevrolet Prisma e depois em um Fiat Uno. Com jeitinho, fez os mesmos volumes caberem no carro menor. “Quanto maior o espaço, maior a bagunça”, ela explica. Confira as dicas de Priscila.

Publicidade


O porta-malas é como um quebra-cabeças
Vale para qualquer tipo de bagageiro. Não existe regra na hora de acomodar as malas – nem sempre a melhor solução é colocá-las deitadas. Aproveite cada espaço entre uma bagagem e outra. Elas devem se encaixar.

Prefira usar malas rígidas
Por serem mais resistentes, elas transportam melhor as roupas, sem deixá-las amassadas, o que é especialmente útil em viagens mais longas. Se houver volumes duros e outros maleáveis, é melhor acomodar primeiro os mais rígidas e colocar os moles por cima.

Edredom evita bate-bate
Quando se carrega poucos volumes, um edredom pode evitar que eles fiquem batendo dentro do porta-malas. O conselho é envolver os objetos com o cobertor – ele ameniza os choques e ajuda a preencher os espaços vazios.


Redes podem ajudar na organização
Encontradas no porta-malas de alguns modelos mais recentes, as redes são muito úteis para acomodar todo tipo de objeto, em especial os de pequeno porte, que normalmente ficariam soltos dentro do bagageiro e poderiam se perder.

Evite deixar objetos soltos na cabine
Eles oferecem riscos aos passageiros, especialmente em caso de freadas fortes, que podem projetá-los em direção aos ocupantes do veículo e causar ferimentos. Além das redes, uma ideia para acomodá-los é usar caixas. Elas devem ser instaladas sempre no assoalho do veículo.

Objetos frágeis não devem ser levados no porta-malas
Ninguém quer chegar ao destino e constatar que algo se quebrou ou foi danificado durante o percurso. Objetos menos resistentes devem ser transportados dentro do habitáculo do veículo – se possível, em caixas.


Água e comida devem estar sempre à mão
Esses mantimentos fazem falta, sobretudo em viagens mais longas, e é mais conveniente que estejam ao alcance, dentro da cabine. Para guardá-los, prefira a sacola térmica ao isopor.

Sacos selados a vácuo ajudam a ganhar espaço no transporte de roupas
Eles comprimem roupas, travesseiros e edredons, reduzindo seu volume em até 5 vezes. Objetos cortantes podem rasgá-los.


Deixe sua opinião