Você está lendo...
Compactos são opção discreta de blindado
Notícias

Compactos são opção discreta de blindado

Tião OliveiraPara se proteger da violência urbana, cerca de 8.400 brasileiros compraram veículos blindados zero-km no ano passado. Esse número... leia mais

10 de jun, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Compactos são opção discreta de blindado

Tião Oliveira

Para se proteger da violência urbana, cerca de 8.400 brasileiros compraram veículos blindados zero-km no ano passado. Esse número representa alta de cerca de 3% ante os resultados de 2011. E, embora não haja dados oficiais, profissionais do setor afirmam que muitos consumidores vêm adquirindo blindados compactos para não chamar a atenção no trânsito.

De acordo com Ricardo Camara de Souza, gerente comercial da Avallon Blindagens, é comum donos de carros grandes o procurarem para comprar um segundo veículo – em geral, pequeno. Entre as opções disponíveis no estoque, ele tem um Audi A1, oferecido a R$ 170 mil.

Publicidade


Mas há modelos bem mais em conta. “Um dos mais procurados é o HB20X, principalmente por causa da suspensão alta”, diz Souza. O hatch com visual aventureiro tem motor 1.6 flexível de até 128 cv e, opcionalmente, câmbio automático. Para um compacto como o da Hyundai, a blindagem da Avallon parte de cerca de R$ 40 mil.

Roberto Godoy, jornalista do Estado especializado em assuntos militares, lembra que é importante ficar atento ao nível da blindagem. A mais usada no País é a 3A, capaz de suportar disparos de armas como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até Magnum .44.

“Há tempos as blindadoras oferecem modelos pequenos para quem não quer chamar a atenção a bordo de carrões”, diz Godoy. Segundo ele, algumas empresas instalavam turbo nos motores desses modelos. “O objetivo é evitar o comprometimento do desempenho por causa do peso extra.”


Com o desenvolvimento de sistemas de proteção mais leves, os motores originais dos compactos, geralmente com potência baixa, agora são suficientes. Entre as novidades do segmento está a utilização de aramida no lugar do aço.
O polímero (material ultrarresistente composto por macromoléculas) tem como principal vantagem o baixo peso. Os vidros, maiores responsáveis pelo aumento de peso dos blindados, também evoluíram. As opções mais modernas pesam até 20% menos que os blindados convencionais.

Ou seja: um carro com blindagem de última geração oferece o mesmo nível de proteção de outro com metal e vidros grossos, mas consome menos combustível, com redução do nível de emissões de poluentes. “Nossa blindagem premium é cerca de 30% mais leve que as convencionais”, afirma Souza.

Com IPVA menor (2% ante os 3% dos carros de passeio) e por terem menos área para proteger, as picapinhas são muito procuradas por quem quer um blindado discreto. É o caso da linha Adventure, da Fiat Strada, que tem motor 1.8 de até 132 cv.


Grandalhões. Levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) aponta que a preferência do consumidor é por utilitários-esportivos, assim como ocorre no mercado “convencional”.

O Toyota Corolla, carro mais blindado do País entre 2004 a 2010, perdeu o posto para o Volkswagen Tiguan.


Deixe sua opinião