Tião Oliveira

22/07/2020 - 8 minutos de leitura.

Comparamos os novos Tracker e Tiggo 5x

Tiggo 5X e Tracker foram desenvolvidos na China, têm motores flexíveis com turbo, câmbio de seis marchas, são líderes de vendas de suas marcas no segmento de SUVs compactos e fazem comparativo para ver qual é melhor

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COMPARATIVO CHEVROLET TRACKER PREMIER X CAOA CHERY TIGGO 5X Crédito: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO
Carro

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Tiggo 5X e Tracker têm muito mais em comum que a primeira letra do nome. Os dois foram desenvolvidos na China, são feitos no Brasil, trazem motores flexíveis com turbo, câmbio de seis marchas e lideram as vendas de suas marcas no segmento de SUVs compactos no País. Neste comparativo entre as versões de topo, TXS do Caoa Chery, tabelada a R$ 104.990, e Premier do Chevrolet, a partir de R$ 119.490, o Tiggo 5X levou a melhor por ser R$ 14.500 mais barato, bem acabado, equipado e ter garantia de cinco anos, ante as três do rival.

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No primeiro contato, a diferença no acabamento é gritante. O Tiggo 5X TXS traz laterais e bancos revestidos de couro e com regulagens elétricas – para motorista (como no Tracker). A parte superior do painel e o volante, com ajuste de altura e profundidade, trazem o mesmo tipo de material.

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O volante é multifuncional e traz botões do som, computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema multimídia. O dispositivo tem conexão por Bluetooth e é compatível com smartphones com Android Auto e Apple CarPlay, assim como no concorrente.

Tracker e Tiggo têm boa dose de tecnologia

As informações são projetadas em duas telas. A de 4,8 polegadas fica no quadro de instrumentos, entre o velocímetro e o conta giros. A segunda, de 9”, é sensível ao toque e está no centro do painel. Por meio dela dá para controlar a temperatura e o fluxo do ar-condicionado.

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No Tracker, parte do revestimento de portas e painel traz o mesmo plástico rígido da linha Onix, da qual o SUV deriva. A versão Premier traz cobertura de vinil na cor azul em uma faixa no painel e portas dianteiras, onde há mais contato com o braços. O material é bem desenhado e macio ao toque.

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Volante e mostradores do painel de instrumentos são iguais aos do Onix e o computador de bordo tem tela colorida. O visual é um tanto datado, inclusive em relação ao do Tiggo 5X. A cabine do carro da Caoa Chery é mais moderna que a do rival.

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Espaço interno

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Atrás, dois ocupantes viajam com conforto em ambos os SUVs. O Tiggo 5X leva vantagem por causa dos 6 cm a mais no entre-eixos, que se traduz em maior espaço para as pernas dos ocupantes. A contrapartida é o porta-malas 53 litros menor (340 l, ante 393 l).

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Os dois são muito bem equipados de série. Há itens como air bags laterais e do tipo cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa, luzes de LEDs de uso diurno, rodas de liga leve (17 polegadas no Tracker e 18” no Tiggo 5X), vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.

Apenas o Caoa Chery tem câmera de 360°. No Tracker, a exclusividade é o wifi, que permite a conexão de sete gadgets ao mesmo tempo. O preço do pacote de internet parte de R$ 29,90.

Motores turbo fazem bonito

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Freio de estacionamento elétrico e discos (sólidos) nas rodas de trás só estão no Caoa Chery. Isso garante maior segurança nas frenagens bruscas. Nas duas versões disponíveis, o motor do Tiggo 5X é 1.5 de quatro cilindros e até 150 cv. O Tracker Premier traz o 1.2 de três cilindros e até 133 cv.

Na unidade avaliada, o tricilíndrico apresentava um ruído irritante, similar ao de antigos propulsores a diesel. Além disso, com 100% de etanol a partida pela manhã, mesmo em dias quentes, era bem complicada.

Em ambos, o torque máximo é de 21,4 mkgf. Como no Chevrolet, que é 153 kg mais leve, essa força está disponível a partir das 2 mil rpm, ante 4 mil giros no Caoa Chery, as respostas são parelhas. Isso é resultado também do ajuste dos câmbios.

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Câmbio automático x automatizado

O Tracker traz caixa automática convencional e o Tiggo 5X, automatizada de dupla embreagem com opção de trocas manuais por hastes no volante. A Chevrolet insiste no nada prático botão na alavanca.

Nos dois modelos a suspensão é independente na dianteira e por eixo de torção atrás. Em ambos os SUVs a carroceria oscila pouco, mesmo ao fazer curvas em alta velocidade.

O sistema de direção, elétrico nos dois modelos, agrada. Mas a do Tiggo 5X apresenta melhor ajuste fino. Com isso, suas respostas são mais diretas.

 

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China já tem um novo Tiggo 5X

Para os dois modelos, o preço médio do seguro é equivalente. Mas até o dia 31 de julho, Caoa Chery oferece R$ 500 de bônus na contratação da apólice, que pode ser paga em até oito vezes.

O Tracker contra-ataca com valores de revisões, em média, 32% mais baixos. O serviço pode ser pago em quatro vezes.

Na China, as vendas do Tiggo 5x reestilizado estão começando agora. Os 10 mil primeiros compradores do SUV com atualizações sobretudo na frente e no nível de equipamentos terão direito a bônus de cerca de R$ 7,5 mil e garantia vitalícia para motor e câmbio.

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